O desvio do septo nasal ocorre quando o septo não está devidamente centrado no nariz. O sintoma principal é a obstrução e congestão nasal, em consequência do desalinhamento existente que provoca uma diminuição do espaço dentro do nariz para a passagem de ar.
A rinite é uma doença crônica que se caracteriza por uma irritação e inflamação infecciosa, alérgica ou irritativa da região da mucosa interna do nariz, quando exposta a agentes estranhos. O nariz é a região do corpo responsável por inalar o ar e filtrar as impurezas que chegarão ao pulmão.
Quando uma narina é maior do que outra, ocorre a condição chamada de desvio de septo —que se for pequeno e não gerar incômodos não chega a ser um problema. A alteração acontece por causa de um crescimento exagerado da cartilagem ou até mesmo de forma traumática, ao levar uma pancada e quebrar o nariz, por exemplo.
Principais causas A hipertrofia dos cornetos acontece principalmente como consequência da rinite alérgica, em que devido à presença de fatores desencadeantes da alergia, há inflamação das estruturas respiratórias e, consequentemente, aumento dos cornetos nasais.
O Septo Nasal é uma parede constituída de osso, cartilagem e mucosa que divide o nariz em duas fossas nasais, a direita e a esquerda. Chamamos de Desvio de Septo ou Septo Desviado quando essa estrutura não é reta e possui formato anormal, podendo causar problemas na respiração do indivíduo.
Principais sintomas do desvio de septo
No entanto, apesar de ser um procedimento rápido e simples, a recuperação total dura em média 2 semanas, sendo importante que a pessoa fique de repouso durante esse período, evite locais com grande concentração de pessoas e faça uso dos remédios indicados pelo médico.
Dormir com a cabeceira elevada também é recomendo pois diminui o inchaço ao acordar. O médico deverá prescrever alguns analgésicos caso o paciente apresente dor relacionada à cirurgia apesar da sensação mais comum ser uma leve pressão na área operada.
A recuperação total pode demorar várias semanas. Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite. Isso ocorre por causa do inchaço, do sangue seco, do muco e das crostas no nariz.
Alimentação: líquido-pastosa fria ou gelada nos três primeiros dias: sorvete batido, milk-shake, sopa fria, sucos de frutas não cítricas, mingau frio. No quarto dia alimentos mais consistentes, ainda frios ou mornos, como purê de batata, caldo de feijão, macarrão com molho de tomate, etc.
A Septoplastia é a cirurgia realizada para a correção de desvios do septo nasal. A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio.
Desvio de septo pode ser realizado por ambas especialidades bastando que o profissional seja habilitado. Hoje existe uma subespecialidade que é a rinologia, que fazem parte cirurgiões plásticos e otorrinos que se dedicam somente a este tipo de cirurgia.