As escadas extensíveis devem ser compostas por: d) corda para manobra de extensão; e) sapata antiderrapante de segurança. ✔ As catracas e guias metálicas devem estar dispostas de tal maneira que a escada apresente a mesma resistência que uma escada portátil de uso individual (de mão) de igual comprimento.
NR 35
Trata-se de uma escada bem mais simples de ser construída e que ocupa menos espaço do que escadas de outros tipos mas, mesmo assim, requer certos dispositivos de segurança como guarda corpo e espelho de determinada altura.
Confira abaixo e fique alerta:
A estrutura do guarda-corpo e corrimão será feita com montantes verticais espaçados a no máximo 90 cm (dependendo das condições do local), produzidos com tubos de 2”de diâmetro, 3,00 mm de espessura, com massa de 4,45 kg por metro e altura conforme projeto.
Podendo ser utilizado em escadas, balcões, rampas, varandas e sacadas, outra importância do guarda-corpo é servir como um corrimão, o que auxilia as pessoas durante seus trajetos e preveni acidentes que podem acontecer futuramente. ...
O corrimão é um apoio fixado diretamente na parede para garantir estabilidade a todos que utilizarem a escada. Os modelos mais utilizados são em aço inox e madeira. Já o guarda-corpo resguarda as laterais de lugares sem parede, posicionado um pouco acima do piso e conta com um corrimão em cima.
A NBR-9077 estabelece que a parte de cima do Guarda-Corpo (com corrimão ou simplesmente o peitoril) deve suportar uma carga uniformemente distribuída de 730 Newtons por metro. É mais um menos o peso de uma pessoa (74 kgf) dependurada em uma corda. Isso, se o guarda-corpo tiver apenas 1 metro de comprimento.