Apenas coloque um punhado de folhas de manjericão, lave bem com água limpa e esfregue-as onde você sente coçar. Alternativamente, você pode inclinar as folhas de manjericão limpas na água por cerca de 10 minutos, drenar e usar esta água para aliviar a coceira.
Os sintomas da forma branda são lesões nas hastes e folhas, causadas por outros patógenos e pragas, ou seca de ramos terminais no final da estação de crescimento, sem causar danos à produtividade da cultura.
A aroeira tem várias propriedades terapêuticas, entre elas a anti-inflamatória. Para aliviar a coceira de picadas de insetos e inflamações na pele, faça um chá com as folhas da aroeira e jogue na pele.
Família: Anacardiaceae. Nome científico: Lithraea brasiliens March. Nome popular: pau-de-bugre, coração-de-bugre, aroeirinha preta, aroeira-do-mato, aroeira-brava. Parte tóxica: todas as partes da planta.
A porangaba, também conhecida como chá de bugre ou café do mato, é um fruto que possui propriedade diuréticas, cardiotônica e antiviral, podendo ser utilizado para acelerar o metabolismo, favorecer a circulação sanguínea e combater infecções virais, especialmente a herpes.
Características: O Bugreiro é uma espécie arbórea com altura de 6-12 m e tronco com 30-40 cm de diâmetro. ... Folhas compostas imparipinadas, com 3-7 folíolos de 5-8 cm de comprimento por 1,5-2,5 cm de largura.
Para fazer o tratamento, basta fazer um chá das folhas do chá-de-bugre e tomar este chá em dose normal, digamos uma xícara 3 vezes ao dia. Além disto, umedecer com algodão embebido com o chá as partes afetadas e doloridas.
Caule tortuoso, com casca fina, áspera e de coloração acinzentada. Folhas alternas, compostas, imparipinadas, com pecíolo alado, com 3 a 5 folíolos, oblongos a oblongos-lanceolados, ápice agudo, base afilada, membranáceos, bordos liso, nervura central proeminente em ambas as faces e com cheiro característico de manga.
Seu caule é um pouco tortuoso e a casca escura e fissurada. A aroeira-mansa é dióica, isto é, há árvores fêmeas e árvores machos. As flores são pequenas, branco esverdeadas, dispostas em inflorescências axilares e terminais do tipo rácemo, e são muito atrativas para abelhas.
Descrição: A árvore é muito bonita e frondosa, podendo ser utilizada para arborizar parques e jardins, mas esta espécie é considerada, entre as aroeiras, como a que causa maiores reações alérgicas a pessoas sensíveis.
Aroeira-branca: eficaz no tratamento de infecções fúngicas, bronquite e outras doenças. Algumas plantas diferentes são chamadas de aroeira. É o caso desta, a Lithraea molleoides (ou Schinus molleoides) que também é conhecida por bugreiro, aroeira-branca ou aroeira-brava, nativa do sul brasileiro.
É o caso da aroeira-brava, que provoca a chamada aroeirite em pessoas sensibilizadas aos fenóis da planta - basta passar por perto da árvore. Isso se explica pela dispersão no ar de gotículas contendo a substância alergênica.
Para fazer o chá de aroeira, basta colocar as cascas de aroeira em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e deixar esfriar um pouco. Este chá pode ser utilizado para lavar a região genital e pode ser consumido até 3 vezes ao dia.