Segue uma descrição sucinta de cada um dos campos no cabeçalho TCP:
Protocolo de Controle de Transmissão (do inglês: Transmission Control Protocol, abreviado TCP) é um dos protocolos de comunicação, da camada de transporte da rede de computadores do Modelo OSI, que dão suporte a rede global Internet, verificando se os dados são enviados na sequência correta e sem erros via rede.
Cada byte de um segmento de dados enviado em uma conexão TCP é visto como tendo um número de seqüência. O cabeçalho do TCP contém o número de seqüência do primeiro byte do segmento. Cada lado de uma conexão TCP possui o seu próprio conjunto de números de seqüência.
O protocolo TCP O Controle de fluxo do TCP utiliza o mecanismo de janela deslizante, onde o destino deve retornar um aviso de janela (window advertisement) para indicar o tamanho do seu buffer, de forma a regular a quantidade de dados (janela) que o transmissor pode enviar sem receber reconhecimento.
Controle de congestionamento TCPEditar O TCP usa controle de congestionamento fim-a-fim. Isto significa que o remetente limita ou aumenta a taxa de entrega de dados para conexão em função do congestionamento percebido por ele, por isso dizemos que o TCP é auto-regulado.
O cabeçalho TCP inclui um campo de 16 bits chamado de tamanho da janela. Esse é o número de bytes que o dispositivo destino de uma sessão TCP pode aceitar e processar ao mesmo tempo. O tamanho de janela inicial é acordado durante a inicialização da sessão por meio do handshake triplo entre a origem e o destino.
Algumas das principais características do UDP (User Datagram Protocol): Diferente do TCP ele não é orientado à conexão; Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados; É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados);