Ou seja, dois dutos de 3 polegadas podem ser substituídos por um de 4,2 polegadas e vice versa.
Basta você entrar com o valor do volume da caixa (Vb em litros), a frequência (Fs em Hertz) obtidos no programa anterior além do diâmetro do duto que você vai utilizar (normalmente é utilizado cano de PVC de 10cm de diâmetro) e o número de dutos que você pretende utilizar em sua caixa.
Como saber a litragem do meu alto falante?
De um modo geral, a dica é: dimensione 1 caixa de som para ambientes de até 12m² e pé direito de 2,5m. Com 4m de pé direito, 1 caixa já consegue sonorizar até 25m² (sendo ideal no máximo 18m²). E para espaços maiores, com pé direito de 6 metros, você pode utilizar 1 caixa de som para a mesma área.
Os profissionais pedem "x" potência RMS por metro quadrado. Em um show, podem pedir 5, 8 ou mesmo 10W RMS por metro quadrado do local do evento. Já em uma palestra ou um culto, podem ser necessários 0,5, 1 ou 2W RMS por metro quadrado (m2).
Uma boa idéia para quem costuma sempre usar muitas caixas seria comprar um amplificador de 2 Ohms, que permite a ligação de até 8 caixas de 8 Ohms (4 caixas por canal)....A impedância mínima é estabelecida por canal.
Considere que a distância ideal entre os geradores de áudio (caixas) deve ser de 4 a 8 metros. Em uma sala que tem 20X15 metros, as caixas podem ser dispostas, por exemplo, da seguinte maneira: três caixas em cada uma das paredes mais extensas do ambiente; duas caixas nas paredes menores.
As caixas surround devem estar levemente atrás do espectador e mais afastadas deste do que as frontais da caixa central, formando um ângulo mais aberto. O ideal é que as caixas frontais e surround estejam na altura do ouvido do espectador (sentado) e levemente viradas para este.
Como melhorar o som para igreja com 7 dicas
Passo a passo para montar um projeto de som ambiente residencial personalizado
Quanto custa uma caixa de som automotivo? Os valores deste tipo de sistema, podem variar entre 500 à 800 reais.
Mas basicamente três itens — fonte de áudio, amplificador e caixas acústicas — são os mais importantes para ter um sistema de som residencial de qualidade.
Afinal, você sabe o que é som ambiente? São músicas tocadas em caixas de som, posicionadas estrategicamente para espalhar o áudio de forma uniforme, para que todas as pessoas ouçam durante a permanência dentro de uma loja, restaurante, banco, etc.
Como Escolher o Melhor Amplificador de Som Ambiente
Quanto mais baixa a impedância do alto falante (mais sensível, ex: 2 ohms): – Maior Indutância na bobina e geralmente mais pesada. – Menor indutância na bobina e geralmente mais leve. A indutância, de uma maneira bem simples de se explicar, afeta o campo magnético da bobina.
Por exemplo: Em um amplificador de 4 ohms, se temos 100 volts na saída, temos 25 amperes de corrente. Em um amplificador de 2 ohms, se temos 100 volts na saída, temos 50 amperes de corrente. Em um amplificador de 1 ohm, se temos 100 volts na saída, temos 100 amperes de corrente.
No entanto, se ligar um de 4 ohms numa saída de 8 a potência irá praticamente dobrar, mas o risco de danificar o amplificador é total. É só entender que a impedância pode ser comparada a uma barreira para a reprodução do som; quanto maior, menos som; quanto menor, mais som.
No caso dos alto-falantes, a impedância varia entre 2, 4, 8, 16 e 32 Ohms sendo que o mais comum é o de 4 Ohms (para som automotivo) ou 8 Ohms (para eventos de grande porte como por exemplo shows de bandas).
No entanto, é importante pontuar que a impedância não afeta apenas a altura do áudio, por isso, não basta escolher um modelo com baixa impedância e ter um som alto e de qualidade. Na verdade, para quem quer um bom fone de ouvido para o dia a dia, é recomendado a escolha de um com 32 Ohms, em média.
As fórmulas são fáceis: para alto-falantes conectados em série, basta adicionar todos os valores de impedância, ponto. Para alto-falantes conectados em paralelo, pegue a calculadora, será: 1/R total igual a 1/R (alto-falante 1) mais 1/R (alto-falante 2) mais 1/R alto-falante 3... e assim por diante.
Logo, no alto falante, a impedância é a soma da resistência elétrica, magnética e mecânica. Uma observação importante, é que essas resistências, podem ter seu valor alterado, alterando o resultado da impedância. Por exemplo, A impedância do alto falante varia de acordo com a frequência que é reproduzida nele.
Em suma: subtraia V2 de V1. Multiplique o resultado por V2. Divida então R pelo resultado desta última Operação. Você terá encontrado a impedância em Ω.
Coloque as pontas de prova do multímetro nos respectivos terminais do alto-falante, ponta vermelha no positivo e ponta preta no negativo. Aguarde alguns instantes e verifique no display do multímetro o valor medido. Neste caso foi medido 6.