Portanto, essa seção de Geografia Humana irá abordar artigos relacionados à população, distribuição populacional, composição étnica, globalização, relações econômicas, desigualdades socioeconômicas, transportes, fontes de energia, dentre outros assuntos pertinentes.
→ Geografia Humana: estuda a interação entre a sociedade e o espaço, envolvendo aspectos políticos, socioeconômicos e culturais. A Geografia Humana divide-se em categorias, como Geografia Urbana, Geografia Rural e Geografia Econômica.
Como principais ramos da geografia humana, podemos citar a geografia social, geografia das populações, geografia econômica e geografia política. A geografia humana é a áreas da geografia que se debruça sobre o estudo das interações dos seres humanos com elementos do meio ambiente.
A Geografia da Percepção evidencia-se como ramo científico promissor para a análise da relação do homem com o meio ambiente, relação esta que imprime a produção e reprodução de múltiplas espacialidades que, por sua vez, condicionam as diversas práticas sociais assumidas.
Ela foi usada como um forte instrumento de poder estatal, pois manipulava dados através de resultados estatísticos. Predominou na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, principalmente na década de 1960 a meados de 1970.
A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa.
De uma forma bem simples, regionalidade pode ser definida como a "qualidade de ser de uma região". Ou seja, como o conjunto das propriedades e circunstâncias econômicas e históricas que distinguem esse espaço e que permite sua comparação com as de outras regiões.