Voltaire acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso. Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre Igreja e Estado, ou seja, foi um dos primeiros defensores da ideia de Estado Laico.
A utilidade da história, segundo Voltaire, reside no fato de que podemos nos utilizar dos fatos pretéritos, para antever e prevenir eventos futuros. Histórias de tiranos nos alertam para não confiar todo o poder de uma nação à apenas uma pessoa.
Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das idéias iluministas. ... Pode-se concluir que o iluminista Voltaire foi de grande importância para o desenvolvimento da literatura de entretenimento moderna, que hoje é muito importante para a formação dos leitores, particularmente dos leitores infanto-juvenis.
Montesquieu foi um dos mais importantes filósofos e pensadores do iluminismo francês, ao lado de Voltaire e Rousseau. Considerado um dos criadores da “Filosofia da História”, sendo sua maior contribuição teórica, a separação dos poderes estatais, sistematizados em três tipos: executivo, legislativo e judiciário.
Resposta. -rousseau---Em sua obra “Do contrato social” Rousseau estabeleceu os princípios da democracia moderna. Em sua obra defende que os homens através de um pacto se organizam numa comunidade política, e que essa comunidade deve ser, portanto, a expressão da vontade geral.