Sua vocalização é semelhante a um ronco forte, e é denominada esturro. Outra curiosidade é que a Panthera onca salta e nada com bastante agilidade; e arranha árvores e urina com frequência, com a finalidade de demarcar seu território.
Esse som profundo e explosivo é produzido por certas espécies de animais do gênero Panthera, como o tigre, o leopardo, a onça e, é claro, o leão (Panthera leo), cujo rugido é o mais poderoso e icônico. O rugido gera um som forçado através da boca aberta, e o responsável por isso é o osso hioide.
Inclusos na classificação de grandes felinos estão todos os quatro animais do gênero Phantera, que são a onça pintada, leopardo, tigre e o leão. Explicação: Estes são os únicos felinos capaz de rugir, um dos pontos que os diferencia dos demais.
O leão, todo mundo sabe, é o rei dos animais, mas não leva o título de maior felino do planeta. Esse trono pertence ao tigre (Panthera tigris), que pode atingir 2,2 metros de comprimento – sem contar a cauda, que tem mais 1 metro. Para comparar, o leão (Panthera leo) mede entre 1,8 e 2,1 metros.
A Família Felidae é composta por animais mamíferos digitígrados, que pertencem a ordem dos carnívoros. Os felinos estão presentes em todas as regiões do mundo, exceto no continente antártico. Atualmente, existem 41 espécies de felinos conhecidas no mundo.
Índice
Das 8 subespécies descritas pelos cientistas, apenas 5 ainda sobrevivem, sendo elas espécies-tipo diferentes: Tigre siberiano, Tigre de Bengala, Tigre de Sumatra, Tigre do sul da Ìndia e o Tigre Indochinês.
Confira abaixo a lista dos animais mais perigosos do mundo.
Os animais mais perigosos do mundo
Tubarão-branco
10 tubarões incríveis e ferozes
Conhecida como a “capital mundial dos ataques de tubarão”, a praia na costa da Flórida em New Smyrna registra uma média de 20 ataques de tubarões todos os anos. Apesar da fama, a praia atrai milhares de banhistas e surfistas que encaram o perigo de perto.