O plantio de pitaya por sementes é bem simples, porém o tempo até dar frutos é mais prolongado, pode demorar 2 anos ou mais. As sementes devem ser extraídas de plantas maduras, lavadas e semeadas imediatamente em areia lavada ou substrato específico, espalhando algumas no local e cobrindo levemente com areia.
Com um ano de idade o pé de pitaya já produz alguns frutos, mas uma boa produção necessita de aproximadamente três anos. Segundo seu Santelino, a fruta tem vários benefícios à saúde.
Floração e frutificação No entanto, a pitaya orgânica é uma planta que oferece grandes quantidades de frutos em aproximadamente três safras anuais.
Por isso, uma boa dica é pressionar a casca da fruta e verificar se ela está macia demais (ou seja, excessivamente madura) ou muito dura (imatura). ... Você também pode segurar a pitaya pela casca e comer a fruta aos pouquinhos, sem desprender sua polpa do fundo.
Para descascar a pitaia, segure cada porção da casca com os dedos e puxe-as como se estivesse abrindo uma banana para expor a polpa branca e comestível. Você também pode cortar a fruta antes de descascá-la.
Na hora de comprar a fruta, verifique se a pitaya está com casca dura e sem manchas ou rachaduras. Se sua casca estiver esverdeada, a fruta ainda não está madura. Por outro lado, se estiver amarelada e soltando líquido, significa que está madura demais (e até passou do melhor ponto para consumo).
A pitaya também diminui os níveis do colesterol ruim e aumenta os níveis do colesterol bom, ajudando a melhorar a saúde cardíaca. Além disso, reduz os riscos de desenvolver e pressão alta, sendo uma boa fonte de gorduras monossaturadas, que ajudam a manter o coração em boas condições.