Explicação: As fimbrias são filamentos longos, no qual a sua função e transferir parte do material genético da bactérias. Já a pili, é bem mais curta, e tem a função de fixar a bactéria, além de ser muito mais numerosa.
As fímbrias, também chamadas de pili, são composições formadas por filamentos, onde estão ligadas à função de aderência, e conjugação, pois transportam material genético. Os flagelos são composições filiformes utilizados na mobilidade da bactéria. Estão presos na membrana plasmática pelo corpo basal.
Pilina: proteína formadora, distribuídas de modo helicoidal em torno de um eixo. Fímbrias em célula em divisão de E. ... Neisseria gonorrhoeae – agente causador da gonorréia: fímbrias ajudam a colonização das membranas mucosas.
Os pili são microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espécies Gram-negativas. Têm funções de ancoramento da bactéria ao seu meio e são importantes na patogénese. Um tipo especial de pilus é o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactérias, de modo a trocarem plasmídeos.
A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células. ... O comprimento é variado, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos.
O flagelo é um tubo oco, formado a partir de centríolos, com 20 nanómetros de espessura, composto pela proteína flagelina, de formahelicoidal com uma dobra à saída da membrana celular chamada "gancho", que faz com que a hélice fique virada para o exterior da célula.
A cápsula bacteriana é considerada um fator de virulência pois aumenta a habilidade de uma bactéria causar doença. A cápsula protege a célula bacteriana contra a fagocitose por células eucarióticas como os macrófagos. Um anticorpo específico para a cápsula pode ser necessário para que a fagocitose ocorra.
Os flagelos e alguns pili são utilizados para locomoção, as fímbrias auxiliam a célula a aderir a superfícies, e os pili sexuais são utilizados para troca de DNA.