Odontogênese II - Departamento de Ciências Básicas - Unesp ...https://www.foa.unesp.brhttps://www.foa.unesp.br
Periodonto de Inserção - Osso Alveolar - Departamento de ...https://www.foa.unesp.brhttps://www.foa.unesp.br
Cemento é a camada delgada, de coloração amarela, acelular e avascularizada que cobre a raiz do dente. A função do cemento é proteger a raiz e unir a mesma ao osso, através da inserção que se dá neste cemento de várias microfibras de tecido que são chamadas de ligamento periodontal.
→ Cemento Radicular É formado por uma matriz orgânica, essencialmente fibras colágenas e por cristais de hidroxiapatita, de deposição contínua. Pela ausência de vascularização, o tecido cementário é nutrido pela difusão de substâncias advindas do ligamento periodontal.
Periodonto de proteção ou suporte A gengiva representa a parte da mucosa mastigatória que cobre o processo alveolar e circunda a porção cervical dos dentes. ... A gengiva livre nada mais é do que o colarinho de tecido gengival das partes vestibular e lingual dos dentes. Ela inclui, dessa forma, as papilas interdentais.
GABARITO: A O periodonto de proteção consiste na gengiva, que pode ser subdividida em gengiva marginal livre, gengiva inserida e gengiva interdental (papilar). O periodonto de sustentação inserção consiste em: osso alveolar, cemento e ligamento periodontal.
A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. ... Gengiva: A gengiva é parte da mucosa mastigatória que recobre o processo alveolar e está em torno da porção cervical dos dentes.
O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.
A sondagem periodontal é a melhor ferramenta de diagnóstico para reunir informações sobre a condição de saúde e o nível de inserção dos tecidos periodontais.
A gengivite é marcada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas. Uma outra característica que aponta sua presença é o sangramento na hora que o paciente escova os dentes ou passa o fio dental. A periodontite, por outro lado, tem sintomas e riscos ainda mais perigosos, sendo uma segunda fase desta primeira doença.
Seguem algumas dicas de como prevenir problemas gengivais e periodontais:
Quando a gengivite progride para uma Periodontite, as gengivas começam a se afastar dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias ficam retidas nestas bolsas, liberando substâncias que, com o passar do tempo podem debilitar a estrutura óssea que suporta o dente.
Doença periodontal é o termo médico para doença gengival. Pode ser utilizado para se referir ao vasto leque da doença gengival, incluindo gengivite, que é uma forma ligeira da condição, mas é mais frequentemente utilizado para se referir à segunda e mais grave fase da doença gengival, periodontite.
Doença periodontal (periodontite) Assim como a cárie, a periodontite também é uma doença multifatorial que precisa de uma microbiota específica e uma má higiene oral. As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis.
ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor. Contudo, estes medicamentos anti-inflamatórios não permitem tratar definitivamente o problema nos casos em que existe alguma doença relacionada.