O clima temperado predomina na maior parte dos países europeus, América do Norte, Argentina, partes da Austrália, China e Japão. É subdividido em clima temperado oceânico, clima temperado mediterrâneo e clima temperado continental.
Já o Clima Temperado Continental é aquele que infere sobre as regiões no interior dos continentes. Nesses locais a amplitude térmica é alta e as chuvas são mais escassas. Além disso, o verão é quente e inverno muito mais frio. O clima temperado continental é comum na América do Norte, algumas regiões da Europa e Ásia.
O clima do Rio Grande do Sul é Temperado do tipo Subtropical, classificado como Mesotérmico Úmido (classificação de Köppen).
Vegetação da região Sul A paisagem que predomina na região Sul é a Mata das Araucárias, mas há a presença de Campos e Florestas Tropicais, com vestígios da Mata Atlântica.
A vegetação da Região Sul é composta por três principais tipos de vegetação: A Mata Atlântica, que recobre a Serra do Mar, presente em todo o estado do Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. A Mata das Araucárias, onde é predominante a presença dessa árvore também conhecida como Pinheiro do Paraná.
A composição vegetativa do Estado do Rio Grande do Sul é constituída basicamente por quatro tipos distintos de vegetação: Mata de Araucárias, Pampas, Vegetação Litorânea e Mata Atlântica. Mata de Araucárias: é caracterizada por uma floresta subtropical formada por coníferas e pinheiro-do-paraná.
No RS, em função da diversidade de clima, solos e relevo há a formação de distintos ecossistemas derivados de dois grandes biomas: a Mata Atlântica e o Pampa.
bioma Pampa
3) Qual é o bioma típico do Rio Grande do Sul, onde é amplamente praticada a criação de gado? R: O bioma do Rio Grande do Sul onde se pratica amplamente a criação de gado é o Pampa. Este é também chamado de Campos Sulinos, com destaque para região da Campanha Gaúcha.