Se o pessimismo é justificado, diga-lhe que entende como se sente e que é normal sentir-se assim em certas situações. Dê à pessoa reforço positivo através de elogios e incentive-a a ver o lado positivo das situações.
Estudos indicam que comportamento pessimista pode ser explicado por fatores genéticos e que quem é otimista vive mais. Muitos de nós nos consideramos ou pessimistas ou otimistas.
O adjetivo “otimista” descreve uma atitude mental com tendência a ter uma visão favorável sobre as situações da vida. Uma pessoa com otimismo é mais propensa a esperar um resultado positivo do que negativo. Ou seja, o otimismo é simplesmente antecipar o melhor resultado possível em qualquer situação.
Cinco maneiras de cultivar o otimismo no dia a dia
Gladys explica que o pessimismo pode surgir em um ambiente de muitas exigências e cobranças. O questionador não é crítico só aos outros, mas também com ele. O medo e a hesitação também pode surgir de alguma situação emocional negativa, como uma grande decepção, que faz com que a pessoa deixe de confiar nos outros.
Otimistas, pessimistas ou realistas Naturalmente, o otimista é tachado quase sempre como leviano, alguém de visão simplista. O pessimista como alguém cético e rabugento, e o realista como alguém pé no chão.