As causas da evasão escolar são variadas. Condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos encaminhamentos didáticos – pedagógicos e a baixa qualidade do ensino das escolas podem ser apontadas como causas possíveis para a evasão escolar no Brasil.
Dessa análise, surgiu o portal Gesta Engajamento Escolar, que disponibiliza diversas informações sobre a temática da evasão escolar no país. A Constituição de 1988 afirma que todas as crianças e jovens de 0 a 17 anos tem o direito à educação, ou seja, todos os jovens até 17 anos devem estar matriculados nas escolas.
A pesquisa está divulgando pela primeira vez dados sobre abandono escolar. Das 50 milhões de pessoas de 14 a 29 anos do país, 20,2% (ou 10,1 milhões) não completaram alguma das etapas da educação básica, seja por terem abandonado a escola, seja por nunca a terem frequentado. Desse total, 71,7% eram pretos ou pardos.
Quatro em cada dez jovens precisaram deixar as salas de aula Segundo o IBGE, ao todo, no Brasil, 20,2% dos jovens de 14 a 29 anos não completaram o ensino médio, seja porque abandonaram a escola antes do término dessa etapa, seja porque nunca chegaram a frequentá-la. Isso equivale a 10,1 milhões de jovens.
O baixo uso de tecnologia em sala de aula, a dificuldade em acessar a internet e a proibição do uso de celulares estão entre os fatores que mais incomodam os estudantes. As constantes ausências dos professores também diminuem as chances das escolas reterem os alunos.