Raspa de arca. Se acreditarmos na versão, trata-se do doce mais antigo do mundo. Chama-se asure (em turco) ou ashure, palavra derivada do árabe ashura, que significa décimo. Destina-se ao uso litúrgico.
Os primeiros registros quanto aos doces datam o século I a.C: o grande filósofo romano Cícero cita ter comido na Sicília um “Tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, descrição que imediatamente faz pensar a um dos doces ...
Segundo registros, a história da confeitaria começa no último século antes de Cristo com um registro do filosofo Cícero que descreve uma iguaria provada na Cecília que lembra um cannoli: “Tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus” (algo como “Deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados ...
Os primeiros doces genuinamente brasileiros foram o pé-de-moleque, a paçoca, a rapadura, a cocada, o quindim e os bolos de mandioca. No Nordeste os bolos homenageavam as famílias através de receitas especiais como o Souza Leão, Luís Felipe, Guararapes... que existem até hoje.
A determinação de sua origem é extremamente complexa, contudo, a provável origem do doce se deu durante o brasil colonial, no qual as bananas que já muito maduras eram descartadas pelos "sinhôzinhos" e "sinhás" e dadas aos escravos, que aproveitavam e produziam doces.
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE, QUAL O DOCE MAIS DOCE. O DOCE RESPONDEU PRO DOCE, QUE O DOCE MAIS DOCE, É O DOCE DE BATATA-DOCE.
Rapadura