Ureia protegida ou ureia de liberação lenta: é basicamente a ureia pecuária revestida por camadas de polímeros e/ou ceras vegetais. Esse processo visa reduzir a velocidade de liberação de nitrogênio no rúmen, fazendo com que a microbiota tenha mais tempo de utilização em seu metabolismo.
Citando a ureia como exemplo, e sabendo que a uréia é composta por 45% de N, estamos falando na aplicação de ± 100 kg de uréia por hectare.
Para as hortas e gramados, é preciso usar por volta de uma colher de sopa por cada m², o que gera aproximadamente 15 gramas de ureia por metro quadrado. A mesma deve ser bem espalhada a fim de agir de forma uniforme no solo.
Q = quilos de adubo por hectare. E = espaçamento em metros. Por exemplo, quantos gramas de adubo da fórmula 8-24-16 devem ser aplicados por metro de linha, numa adubação em que se recomendam 375 kg/ha para a cultura de arroz de terras altas, com espaçamento de 0,40 m? q = (Q × E)/10.
Já a aplicação dos fertilizantes depende das possibilidades financeiras do produtor. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS, o ideal é aplicar de 400 a 540 kg de adubos formulados por hectare e mais 450 kg de ureia por hectare.
O agrônomo listou entre os principais nutrientes para a pastagem o nitrogênio, substância à qual a forrageira responde mais rapidamente, fósforo e potássio.
Adubação de manutenção Quando a irrigação é utilizada, recomenda-se aplicar mais 100 kg/ha/ano de nitrogênio. Entretanto, para que se consiga racionalizar a quantidade de adubo a ser aplicada, recomenda-se fazer a amostragem do solo. Esta deverá ser feita entre os meses de abril e maio.
O solo deverá ser rotativado com uma profundidade de 5 cm. Então, deve-se adicionar o adubo para plantio e a terra. Esse passo deve ser feito para evitar os inços anuais e também para oferecer maior compactação do solo. Quanto mais compacto, melhor é o contato do solo com os compostos.
Calagem e correção do solo Para evitar esses efeitos, a melhor técnica é a calagem, pois prepara o solo para o plantio, reduzindo a sua acidez e o alumínio tóxico. Essa aplicação de calcário poderá ser feita de duas formas: com aração (incorporada) ou superficial.
Recomendações agronômicas através da análise de solo
O capim mombaça é uma variedade de pastagem que exige solos com níveis mínimos de fósforo entre 3 e 5 ppm. Se estabelece melhor em solos argilosos e arenosos. A semeadura pode ser feita a lanço, por plantadeira ou manual a uma profundidade de 0,5 a 1 cm, entre linhas e com compactação da semente.
O manejo do pastejo é a forma com que se permite aos animais terem acesso à pastagem, ou seja, deve-se adequar a quantidade de animais, o período de ocupação e o período de descanso. O que deve determinar a taxa de lotação e os períodos de ocupação e descanso é o crescimento do capim.
Num bom pasto as vacas não necessitam mais do que 4 a 5 horas para encher o rúmen, o que pode ser feito pela manhã e a tardinha sem prejuízo para a produção. Com este sistema, usamos em torno de 1.
Dependendo da quantidade de resíduo que tem neste pasto, a gente pode colocar oito, até dez cabeças por hectare.