Desidratação. A desidratação acontece quando a água disponível no organismo é insuficiente para o seu bom funcionamento, gerando sintomas como sede excessiva, boca seca, dor de cabeça intensa e cansaço.
"As principais razões para sentir muita sede podem ser: a ingestão de alimentos ricos em sódio, a ingestão de medicamentos, a prática de atividades físicas, onde há perda de água e sais minerais, suor em excesso, diarreia e a desidratação", analisa a profissional, que explica como cuidar de cada uma dessas situações e ...
Embora a maioria das pessoas cuide dos sinais de desidratação, o excesso de hidratação é igualmente perigoso. Beber muita água pode resultar em intoxicação por água, também conhecida como hiponatremia, causando uma inundação no interior das células devido a níveis anormalmente baixos de sódio na corrente sanguínea.
Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.
Causa inchaço das células À medida que seu sangue se dilui devido ao excesso de água, a concentração de eletrólitos no sangue torna-se menor que a de células. Para manter um equilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue e nas células, a água começa a fluir para as células.
A ascite é uma condição médica onde ocorre o acúmulo de líquido na região abdominal, principalmente devido a problemas do fígado, como cirrose hepática, por exemplo. A barriga fica inchada não só pelo acúmulo de líquidos, mas também porque órgãos como fígado e baço ficam com suas funções alteradas.
A falta do consumo de água pura também pode causar esse estranhamento, por exemplo, pessoas que bebem muito suco, leite ou bebidas diferente de água durante boa parte do dia podem estranhar a água pura e enjoar bebendo ela.
Aqui estão 7 maneiras de reduzir a retenção de líquido:
Para diminuir o inchaço, coma com mais frequência frutas, verduras e alimentos ricos em potássio, como batata, feijões, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos. Além disso, chás, especialmente de boldo, hibisco e verde, têm função diurética e ajudam na diminuição da retenção de líquido.
Remédios diuréticos para desinchar
6 chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos
Chás diuréticos: confira 8 chás que ajudam a desinchar
Há alimentos que estimulam a eliminação dos líquidos retidos, pois aumentam a produção de urina....5 poderosas receitas de sucos diuréticos
Chás para emagrecer
Chá verde O chá verde, é um dos chás mais amplamente conhecidos, e seu consumo está associado a diversos benefícios para a saúde. Ele também é um dos chás que ajudam a emagrecer. Há evidências que mostram que o consumo de chá verde está associado a perda de peso e de gordura abdominal.