Tampão de eletroforese: geralmente Tris-acetato-EDTA (TAE) ou Tris-borato-EDTA (TBE). ... Cuba de eletroforese e fonte de eletroforese: possibilita o preparo do gel e fornece a corrente necessária para uma corrida uniforme.
A eletroforese é muito utilizada e tem papel importante na análise laboratorial e também em pesquisas científicas. Essa técnica foi empregada pela primeira vez em 1937 pelo bioquímico Arne Tisélius e permite realizar a separação de macromoléculas como DNA, RNA, proteínas e enzimas com tamanhos e cargas diferentes.
Por sua vez o tampão TBE é preferido para a separação de moléculas pequenas de DNA, menores do que 1 kb, e para longas corridas devido a sua maior capacidade tamponante.
A Eletroforese de Proteínas Séricas (EPS) é um método simples, que permite separar proteínas do plasma humano em frações. Sua interpretação traz informações úteis ao médico. Assim, ela é importante para a investigação e diagnóstico de diversas doenças.
A eletroforese de proteínas é um exame solicitado pelo médico com o objetivo de investigar doenças que podem cursar com alteração na quantidade de proteínas circulantes no sangue, sendo considerado um dos principais exames solicitados para investigação e diagnóstico do mieloma múltiplo.
As alterações do perfil lipídico que causam aumento do risco cardiovascular são basicamente as que cursam com elevação da apolipoproteína B-100 (apoB). Esta lipoproteína está presente no LDL, no VLDL, no IDL e na lipoproteína a ou Lp(a).
De acordo com sua densidade e mobilidade eletroforética, as lipoproteínas são classificadas em quilomícrons, lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteínas de densidade intermediária (IDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL).
Lipoproteínas são macromoléculas que apresentam em sua composição lipideos e proteínas. Sua principal função está relacionada ao transporte de moléculas que não possuem solubilidade no plasma sanguíneo.
A lipoproteína é o agregado molecular, responsável pelo transporte de lipídeos em maios líquidos. ex: proteínas, enzimas. As Glicoproteínas são proteínas que têm um ou mais açucares ligados covelentemente a estrutura peptídica da mesma.