Dose Diária máxima para uso pediátrico e adulto:
O tempo varia de 10 a 20 minutos (pele mais clara, menos tempo) no horário de maior incidência do sol e não use filtro solar.
“A falta de vitamina D também está associada ao aumento de risco de ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes e síndrome metabólica, obesidade e câncer”, completa a coordenadora.
A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta. Por isso, a orientação para ter boas quantidade deste nutriente é expor no mínimo pernas e braços ao sol sem proteção solar por cerca de 15 a 20 minutos.
Pode tomar uma ducha depois do sol sem medo disso reduzir os níveis da substância no corpo. Por outro lado, para obter bons resultados de vitamina D no organismo, é preciso que a exposição solar seja feita sem nenhum tipo de proteção, como o uso de bloqueadores ou tecidos, por exemplo.
Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.
Não existe um horário ideal para tomar o multivitamínico, mas o mais indicado é escolher um momento em que a ingestão do suplemento possa ser acompanhada de uma refeição.