A teoria da deriva continental afirma que não existia a separação dos continentes cerca de 200 milhões de anos atrás.
Resumo: Os fósseis apresentam uma grande importância para a evolução biológica, pois são considerados evidências das mudanças ocorridas nos seres que antes habitavam a terra.
Assim, através dos fósseis foi possível compreender a evolução dos seres vivos, os mecanismos de adaptação e extinção dos organismos, reconstituição dos ambientes e climas do passado e também a história geológica da terra a partir da datação dos extratos rochosos.
Porque tudo o que neles estiver contido contribui para o estudo e compreensão de sua composição, sua estrutura possui elementos químicos que podem dizer muita coisa sobre o que o formava e como isso contribuiu para sua mutação e como consequência sua evolução.
Os fósseis são elementos de grande importância científica e cultural, uma vez que guardam informações sobre a evolução dos seres vivos ao longo do tempo e, na maioria das vezes, sobre o processo de formação geológica da Terra[2], contribuindo para o entendimento dos paleoambientes, da idade relativa das rochas e da ...
O processo de fossilização é resultante da ação de elementos físicos, químicos e biológicos sobre restos orgânicos em decomposição. ... Um fóssil é todo e qualquer vestígio deixado por algum resto de animal que viveu no passado, seja um dente, um osso ou até a folha de uma árvore ou a marca de uma pegada.
A Paleontologia trabalha em conjunto com a Biologia e a Geologia e é importante para entender a evolução das espécies e como os ambientes do planeta se modificaram ao longo de sua história geológica.
1). A esses restos e vestígios denominamos de fosséis (fossilis = extraído da terra). Assim sendo, o paleontólogo, é o cientista que estuda a vida pré-histórica, a partir das evidências fornecidas pelos fósseis e pelas rochas.
Assim sendo, o paleontólogo, com seu trabalho, contribui para o entendimento da evolução e dos processos de extinção que ocorreram no passado e ajuda a reconstituir a história geológica do planeta. Além disso, a Paleontologia apresenta grande importância econômica.
Sobre a Paleontologia Trata-se da ciência que estuda a evolução geológica da Terra e como seus primeiros habitantes viviam nesse ambiente. É uma área ampla, que envolve o estudo de formas pré-históricas de vida através do exame de fósseis animais e vegetais.
A arqueologia estuda as civilizações e sociedades extintas; a paleontologia, as formas de vida animal e vegetal de períodos geológicos passados.
paleontólogo
A paleontologia é a área do conhecimento que busca estudar os registros dos organismos pretéritos preservados nas rochas. O termo paleontologia provém da união de palaios– que significa antigo, ontos– que significa coisas existentes e logos– que significa estudo, ou seja, é o estudo das coisas antigas.
O Paleontólogo deve possuir conhecimentos em Biologia e Geologia, e estuda os fósseis para investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado geológico da Terra. ... O trabalho do paleontólogo se dá inicialmente pela prospecção e coleta de fósseis, encontrados em estratos sedimentares.
Significado de Paleontologia Compêndio ou obra que trata dessa ciência. ... A palavra paleontologia deriva da junção de paleo-, do grego palaiós, “antigo” + onto + logia; e derivada do francês paléontologie.
A zoologia é a parte da Biologia que estuda os animais, um grupo de seres vivos eucariontes, heterotróficos e multicelulares. Zoologia (zoo = animal e logia = estudo) é a parte da Biologia que estuda os animais, ou seja, que se volta para os organismos pertencentes ao Reino Animalia.