Dessa forma, observa-se que os ácidos carboxílicos apresentam um tamanho maior de suas cadeias carbônicas, em relação aos álcoois e cetonas, além do fato de apresentarem em sua cadeia, a presença de oxigênio e nitrogênio (maior eletronegatividade), aumentando ainda mais a temperatura de fusão e ebulição.
pH = pKa + log [A-] / [HA] onde [A-] representa a forma desprotonada e [HA] representa a forma protonada. Uma solução muito comentada desta equação é obtida impondo-se arbitrariamente pH = pKa.
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.
Quanto maior a cadeia carbônica (efeito + I), menor a acidez.
A força da ligação H-A também é importante para mensurar a força de um ácido. Quanto mais fraca a ligação, mais facilmente H+ é liberado e mais ácido é o composto. Por exemplo, se compararmos os ácidos derivados dos halogênios, temos: Como a eletronegatividade diminui nesta ordem outro efeito deve estar atuando.
Para identificar uma substância ácida, é importante que o aluno conheça as três teorias utilizadas para essa identificação, que são:
Como perceber a acidez no vinho? A percepção da acidez no vinho se dá na boca, de acordo com a salivação, principalmente nas partes laterais da língua próximas ao maxilar. Via de regra, quanto mais ácida for a bebida, mais a boca tende a salivar.
Para Arrhenius, um ácido é uma substância que se dissocia em uma solução aquosa liberando íons de hidrogênio (H+). ... Já uma base trata-se de uma substância que, em meio aquoso, é capaz de dissociar-se, liberando íons hidróxidos (OH-).
Significado de Basicidade substantivo feminino Qualidade ou característica do que é básico. Química Propriedade que tem um corpo de funcionar como base. Química Qualidade de um meio cujo pH é superior a 7.
Significado de Acidez substantivo feminino Sabor azedo: a acidez do vinagre. Propriedade dos ácidos.
Nas nuvens, as moléculas de água estão no estado de vapor e podem reagir com os gases presentes na atmosfera, como o gás carbônico (CO2), que é resultante da respiração de seres vivos. Esta reação química acidifica ligeiramente a água da chuva, que possui pH natural em torno de 5,6.
Entre os efeitos da chuva ácida podemos citar: aumento da acidez das águas dos lagos, destruindo a vegetação aquática e, conseqüentemente, provoca a morte dos peixes, destruição das células respiratórias das folhas das árvores, remoção de nutrientes do solo, corrosão do concreto, do cimento e do ferro de construções.
Para saúde humana, os efeitos da chuva ácida estão relacionados aos problemas respiratórios, como o aumento de casos de asma e bronquite. Além disso, relacionam-se também com problemas oculares, como as conjuntivites, justamente devido aos elementos químicos contidos na atmosfera.
Consequências da chuva ácida
Resposta. A chuva ácida é formada a partir de um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre (SO2) e nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos.