O gelo funciona como um isolante térmico porque o seu calor específico (2,03 J/g . ºC) é menor que o da água (4,18 J/g . ºC). É por isso que os esquimós usam o gelo na construção de iglus.
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
Calor latente do gelo é 80cal/g. * 2 pontos. 800 cal.
)Quanto de calor um cubo de gelo, a 0 °C e de massa 50 g, precisa receberpara derreter completamente, mantendo ainda a temperatura de 0 °C?(0,5)(dado: Lfusão = 80 cal/g) * 1200 cal. 3400 cal. 800 cal.
Calor é a troca de energia térmica entre dois (ou mais) corpos devido a diferença de temperatura, onde os corpos buscam o equilíbrio térmico. Pensando nisso, o que produz calor é o equilíbrio térmico, pois sem ele não há esta troca.
Para que ocorra troca de calor, é necessário que ele seja transferido de uma região a outra através do próprio corpo, ou de um corpo para outro. Existem três processos de transferência de calor estudados na termologia, são eles: condução, convecção e irradiação.
Esse recipiente pode ser exemplificado usando a garrafa térmica, que garante a manutenção da temperatura adequado por meio de princípios de termologia da física. uma panela de alumínio ou ate mesmo, um papel.
Veja como manter a temperatura dos alimentos é essencial para conservar os produtos de forma adequada
Dicas de como armazenar alimentos na geladeira O freezer e a geladeira deve estar na temperatura ideal para conservar os alimentos de maneira certa. Para a geladeira, essa deve ser inferior a 7ºC já a temperatura do freezer não deve ser maior do que 15ºC negativos.
Cubra a comida com uma tampa de panela antes de servir. A tampa vai ajudar a manter a temperatura, além de capturar o vapor, que ajuda a manter a comida úmida. Você pode também deixar os pratos no forno, em um temperatura baixa, para mantê-los aquecidos. Tenha cuidado para não ressecar sua refeição.
Coloque a comida na caixa térmica forrada com papel alumínio e coloque as bolsas quentes ao redor da comida. Encha qualquer espaço com uma toalha de mesa ou jornal amassado. As bolsas quentes, toalha/jornal e o papel alumínio segurarão o calor dentro da caixa térmica.
A caixa térmica ou o isopor vai manter a temperatura dos seus alimentos e facilitar o seu trabalho. Mas tome bastante cuidado com a limpeza: é necessário limpar o isopor todos os dias e é indicado forrar o fundo do isopor ou da caixa térmica com papel toalha papel alumínio.
Mas para isso existe um truque muito simples: cubra um prato de vidro com papel-toalha e coloque a fatia de pizza em cima. Leve o prato para o micro-ondas e, junto com ele, coloque um copo de vidro com água. Esquente normalmente. Depois é só jogar a água fora e aproveitar a sua pizza crocantosa!
Enquanto a Pizza descongela, preaqueça o forno na temperatura média (200ºC), por 20 minutos. Retire o filme plástico que envolve a Pizza, coloque-a em uma forma equivalente a 30 cm de diâmetro, ou assadeira de tamanho grande, e deixe-a aquecer por aproximadamente 14 minutos.
Coloque a pizza na frigideira a fogo médio-baixo; Quando a crosta da pizza começar a ficar crocante novamente, adicione duas gotas de água na frigideira e diminua a temperatura para fogo baixo; Coloque uma tampa sobre a frigideira, deixando a pizza cozinhar no vapor por 1 minuto; Retire a pizza da frigideira e a sirva.
6) Aumentar a quantidade de molho, porém, colocando um pouco do molho por cima do queijo, ajuda a atrasar o derretimento. 7) Usar açúcar na massa de pizza ajuda a acelerar a borda e a massa a dourar.
Abra a massa com o rolo, deixe-a um pouco maior que a assadeira para pizza. Unte a assadeira com óleo. Coloque a massa na assadeira deixando cerca de dois dedos sobrando para fora. Passe o catupiry em volta de toda a massa, dobre então a massa que está fora da assadeira para formar a borda.
A borda recheada consiste basicamente na inserção de um ingrediente, geralmente pastoso, como queijos cremosos e afins, antes de fazer a dobra característica que é feita nas bordas da pizza.