O solo ideal para o cultivo de alamanda precisa ser bem drenado e com adubo orgânico composto (de adubo animal e folhas decompostas) rico em fósforo para ajudar na florada. Abra uma cova, coloque humus de minhoca, adubo granulado NPK dessa forma, você garante que a sua planta nasça forte e rapidamente.
Existem dois tipos de Alamanda: a Alamanda Trepadeira e a Alamanda Arbustiva.
Faça a poda durante o final do inverno ou começo da primavera, antes do primeiro crescimento. Use uma tesoura de poda pequena para cortar as terminações dos ramos. Isso promoverá o crescimento de novas gemas e brotos.
Local de cultivo ensolarado e solo bem drenado. Na cova de plantio colocar húmus de minhoca, adubo orgânico composto de adubo animal e folhas decompostas e adubo granulado NPK formulação para um crescimento inicial vigoroso.
Clique aqui.
Como Cuidar da Alamanda
São plantas de clima quente que não suportam geadas, gostam de sol pleno e rega moderada. Uma terra vegetal com composto orgânico rico em fósforo, ajudarão na florada. Precisam de podas de formação, ou de condução, para que sejam direcionadas para o lugar onde você quiser que estas trepadeiras cresçam.
Esta planta tóxica é muito utilizada na medicina popular, principalmente como purgante (catártico). Porém, este uso, bem como as ingestões acidentais da planta, acarretam distúrbios gastrintestinais intensos caracterizados por náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarréia, em razão da presença de saponinas.
"Alamanda" é uma flor cujo significado é “amor sagrado”.
13 plantas para cobrir o pergolado
Alamanda (amarela, roxa, vermelha)
A seiva leitosa da dipladênia é tóxica e pode provocar queimaduras na pele e mucosas. Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado moderadamente. Não tolera solos encharcados, frio intenso ou geadas.
Pegue um galho do jasmim para fazer uma muda (o ideal é um galho grosso, velho). É preciso tirar os brotos e as folhas para que eles não roubem a força da mudinha que vai germinar. A fase seguinte é plantar esse galho na terra. O segredo é regar a muda todos os dias com o tempo seco.
Plantio da flor de são miguel: Para plantar, abrir um buraco maior que o torrão da muda. Colocar num balde adubo animal de curral bem curtido, cerca de 500 gramas, acrescentando farinha de ossos, cerca de 100 gramas e 100 gramas de adubo do tipo NPK formulação Misturar tudo muito bem.
Como fazer mudas Basta cortar cuidadosamente um pequeno ramo da planta e plantá-la em um novo recipiente com um substrato bem drenado. Espere alguns dias e faça a primeira rega. Em seguida, basta continuar regando a muda pelo menos uma vez por semana e observar o seu crescimento.
Como fazer muda de Jade O jeito mais simples de fazer muda de Jade é através da estaquia. Retire o galho que deseja para fazer a muda, podando perto da forquilha do galho principal, usando ferramentas afiadas para não ferir o galho ou a trepadeira. Procure uma estaca com caule grosso e folhas saudáveis.
Preparar um substrato feito de adubo animal e composto orgânico de folhas ou húmus de minhoca mais areia, em partes iguais, preencher os sacos de plantio, colocar a muda e preencher com mais substrato, regando a seguir. Repetir a rega todos os dias por pelo menos 10 dias para a sobrevivência da muda.
Não desista ainda! Sua plantinha pode ser salva com algumas dicas
A melhor forma de clusia como fazer muda, é:
Passo 3: Escolha um recipiente de vidro, como um copo, uma jarra ou um vaso, lave-os bem e encha com água limpa. Passo 4: Coloque os galhos no recipiente e observe até onde a água encosta. Então, retire o galho e retire as folhas da parte do caule que for ficar submersa para que as folhas não apodreçam.
Divisão de touceiras: Essa técnica consiste em dividir a planta-mãe em vários pedaços a partir das raízes (touceiras) para transformá-la em mudas. Se a planta estiver em vaso ou em canteiro, você precisará retirar ela da terra e ir separando raiz por raiz e para cortá-las.
Você pode fazer mudas rapidamente cortando alguns galhos e deixando num recipiente com dois ou três dedos de água em um local iluminado (mas sem sol direto). Uma janela é o ideal. Troque a água de dois em dois dias. Em pouco mais de uma semana já terá raízes.
O plantio das estacas laterais na areia deve ser feito de forma bem simples. Faça um buraco no solo com um lápis, enfie o caule da suculenta, aperte em volta para firmar e molhe ao redor em seguida. Em aproximadamente 20 dias as mudas estarão enraizadas e prontas para o plantio em vasos individuais.
Como multiplicar suas suculentas
Preencha uma fôrma rasa com terra para cactos ou suculentas ou areia úmida. Coloque as folhas sobre esse substrato com a ponta calejada voltada para cima, para o lado oposto do solo. É importante usar terra específica para cactos ou suculentas, pois essas plantas prosperam apenas em solo de ótima drenagem.
Afinal, suculentas não gostam de terra muito encharcada. Além disso, é recomendável deixar o berçário em um lugar que receba luz indireta do sol. Na hora de remover as folhas da suculenta-mãe, prefira aquelas que são bem gordinhas. Não pegue as que são ressecadas, porque delas não nascerá um broto.