As tonsilas palatinas, antigamente chamada de amígdalas, são estruturas formadas por uma massa de tecido linfoide, localizadas em ambos os lados da garganta.
Alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz, como corticoides para aplicar nas narinas ou remédios anti-inflamatórios e anti-alérgicos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica.
É feita com uma anestesia geral e dura menos de dez minutos. Ela é feita pela boca da criança, em que é inserido um aparelho para a curetagem da adenoide. O profissional pode inserir uma câmera pelo nariz para ajudar na visualização.
A carne nasal ou carne esponjosa são termos utilizados popularmente para definir o surgimento de inchaços das adenoides ou cornetos nasais. Os cornetos nasais têm a função de aquecer o ar aspirado, enquanto as adenoides fazem parte do sistema imunológico, com função similar às amídalas, que produzem anticorpos.
O granuloma piogênico, popularmente conhecido como “carne esponjosa”, é uma proliferação de vasos sanguíneos que causa uma lesão tumoral secundária a um traumatismo. Apresenta tamanho proporcionalmente relacionado ao seu tempo de evolução, com superfície ulcerada. O canto das unhas é o local mais comumente afetado.
Pólipos nasais são massas polipoides, ou seja, pequenas bolsas de tecido inflamado que crescem na camada interna do nariz (mucosas nasais), ou nos seios paranasais. Os pólipos nasais são massas indolores e moles, que não costumam causar grandes complicações. Muitas vezes, os pólipos nasais passam despercebidos.
Os cornetos nasais são estruturas feitas de osso, tecido esponjoso e mucosa que ajudam a aquecer e umidificar o fluxo de ar que passa pelo nariz. No entanto, ocasionam obstrução nasal quando se apresentam em tamanho aumentado.