Os ribossomos estão presentes em todas as células dos seres vivos. Nas células eucarióticas são formados no nucléolo, a partir de uma molécula de RNAr (RNA ribossômico), e são associados a proteínas específicas. À medida que os ribossomos produzidos no nucléolo amadurecem, eles saem do núcleo e vão atuar no citoplasma.
O núcleo (plural, núcleos) abriga o material genético da célula, ou DNA, e é também o local de síntese de ribossomos, as máquinas celulares que montam as proteínas. ... Esta região mais densamente corada é chamada de nucléolo, e é o local onde os ribossomos são formados.
Nos organismos eucariontes, o RNA ribossomal é produzido na região do nucléolo, e as proteínas, na região do citoplasma. Após formadas, as proteínas migram para o núcleo, entrando nessa região pelos poros, para associarem-se ao RNA ribossomal e darem origem às subunidades que formarão os ribossomos.
O nucléolo é uma das mais importantes organelas presentes no núcleo das células eucariontes. No nucléolo das células são produzidos os RNA's ribossômicos. Portanto, a função mais importante dessas estruturas é auxiliar na produção de RNA.
As bactérias não possuem um núcleo ligado à membrana e seu material genético é tipicamente um único cromossomo bacteriano circular de DNA localizado no citoplasma em um corpo de forma irregular, chamado de nucleoide.
Replicação do DNA Bacteriano• As bactérias replicam por fissão binária, as células-filhas são geneticamente idênticas;• Durante a replicação, a sequência dos nucleotídeos purina e pirimidina no DNA é copiada em duas moléculas-filhas de fita dupla;• Cada uma delas é composta de uma fita da molécula-mãe e de uma fita ...
A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).