O sibilo é um ruído de assobio relativamente agudo produzido pelo movimento do ar em vias respiratórias de pequeno calibre estreitadas ou comprimidas.
Sibilo é um ruído característico da asma brônquica, semelhante a um assobio agudo. É produzido pelo ar que flui por vias respiratórias estreitadas. Frequente em asmáticos e em portadores de doença pulmonar. É reversível utilizando broncodilatadores.
Significado de Sibilação substantivo feminino Ação de sibilar; silvo. [Medicina] Ruído sibilante nos órgãos respiratórios.
Ruído auscultatório intenso e de timbre grave que se ouve sob o tórax, ou mesmo à distância, quando existe uma estenose ou obstrução da traqueia ou da porção inicial dos brônquios principais.
Os estertores são ruídos respiratórios adventícios descontínuos. Os estertores finos constituem sons breves e de alta tonalidade e os estertores grossos, sons de duração longa e baixa tonalidade.
A percussão é utilizada quando o examinador deseja saber se a região examinada possui no seu interior ar, líquido ou se são sólidos. Por meio da movimentação de tecidos subjacentes são produzidos sons audíveis e vibrações palpáveis que podem ser distinguidas pelo enfermeiro.
Podem ser divididos em dois grupos principais: os de altura indefinida, percebidos pelo ouvido humano apenas como ruídos, como o chocalho e o tamborim, e os de altura definida, que geram uma nota musical específica, como o tímpano, a marimba e o xilofone.
São exemplos desses instrumentos o violão, o piano, a bateria dentre diversos outros. Já os instrumentos não convencionais são aqueles cuja função inicial não era produzir música, mas foram usados para esse fim.