O fieldbus é uma rede local (LAN) para automação e instrumentação de controle de processos, com capacidade de distribuir o controle no campo.
A Sensor Bus conecta equipamentos simples e pequenos diretamente à rede. Os equipamentos deste tipo de rede necessitam de comunicação rápida em níveis discretos e são tipicamente sensores e atuadores de baixo custo.
O protocolo HART é um protocolo de comunicação mestre-escravo, o que significa que, durante a operação normal, cada envio de dados do escravo (dispositivo HART) é iniciadoa por uma solicitação (ou comando) do dispositivo de comunicação mestre (host).
Uma rede simples de fácil instalação e operação e de baixo custo, onde um cabo único é preparado para propagar dados e alimentação de forma simultânea, tornando mais simples e rápida a comunicação entre sensores e atuadores de diversos fabricantes com os seus controladores.
O PROFIBUS é um padrão de rede de campo aberto e independente de fornecedores, onde a interface entre eles permite uma ampla aplicação em processos, manufatura e automação predial. Esse padrão é garantido segundo as normas EN 50170 e EN 50254.
PROFINET é uma rede baseada em um padrão de comunicação Ethernet Industrial padronizado pelas normas IEC 61158-5 e IEC 61158-6, 100% compatível com a tecnologia Ethernet (IEEE 802.
A rede AS-i se caracteriza por somente em um par de fios, caminharem junto a alimentação dos sensores ou atuadores em 24Vcc e a informação do estado dos mesmos. A configuração máxima da rede é de 62 participantes (escravos) que são acessados ciclicamente por um mestre no nível de controle superior.
INICIO - O sistema AS-Interface, ou somente AS-I, é um sistema de rede industrial utilizado na conexão entre dispositivos de campo, como sensores e atuadores, e sistemas de processamento de dados, como os CLPs (controlador lógico programável).
A Ethernet Industrial é um dos recursos fundamentais da Indústria 4.
10-Gigabit Ethernet (Ethernet 10 Gigabit) Ele está atualmente (2005) especificado por um padrão suplementar, IEEE 802.
Os protocolos de comunicação são, exatamente, essa “ponte” que liga os parâmetros às ações dos equipamentos de automação. São eles que permitem que os sistemas realizem os movimentos desejados e que garantem uma análise completa do desempenho.
O padrão Ethernet, basicamente, consiste de três elementos: o meio físico, as regras de controle de acesso ao meio e o quadro ethernet. ... Sua função é agrupar os dados entregues pelos protocolos de alto nível (TCP/IP, por exemplo) e inseri-los dentro dos quadros (frames)serão enviados através da rede.
Destination Address - Endereço da estação ou estações para onde o pacote de dados será enviado. Possui um tamanho de 48 bits (6 bytes). Source Address - Indica o endereço da estação iniciando a transmissão. O endereço da fonte possui um comprimento de 48 bits (6 bytes).
Protocolo Ethernet A Ethernet opera na camada de enlace de dados e na camada física. É uma família de tecnologias de redes de comunicação definida nos padrões IEEE 802.