Os ossos temporais são um par de ossos simétricos e bilaterais que constituem uma grande porção da parede lateral e da base do crânio.
O osso temporal (o osso do crânio que contém parte do canal auditivo, o ouvido médio e o ouvido interno) pode sofrer uma fratura decorrente de uma pancada no crânio.
Significado de Têmporas substantivo feminino plural [Anatomia] Conjunto das partes situadas na região lateral da cabeça, entre o olhos e as orelhas; fonte.
O processo mastoide é uma divisão do osso temporal que forma parte da lateral e base do crânio que se conecta com o ouvido médio pelo chamado aditus ad antrum, que é uma conexão estreita entre essas duas estruturas.
O osso esfenóide é o osso mais complexo do corpo humano. Devido a sua forma, ele também é conhecido como “osso em forma de vespa”.
A maxila, é uma estrutura vital do viscerocrânio. Está envolvida na formação da órbita, nariz e palato, mantém os dentes superiores e desempenha um papel importante na mastigação e na comunicação.
Para aliviar os sintomas, pode-se aplicar gelo no local, tomar remédios analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, usar uma placa de proteção dentária e preferir alimentos mais suaves durante o período em que sentir o maxilar estalando.
A maxila é um osso irregular e pneumático, com forma piramidal, compondo parte do viscerocrânio. Faz comunicação com a cavidade nasal. A maxila que é dividida em maxila direita e esquerda, se junta e forma todo o maxilar superior.
A face é composta por 14 ossos divididos em pares e ímpares. Os pares são: a maxila, concha nasal inferior, zigomático, palatino, nasal e lacrimal. Os ímpares são: a mandíbula e o vômer.
Significado de Maxilar substantivo masculino Cada um dos ossos constituintes da maxila: os dois maxilares superiores. adjetivo Relativo às maxilas.
O viscerocrânio, o esqueleto facial, possui 15 ossos que o formam, sendo que alguns são pares e outros são ímpares. Como pares, temos as maxilas, os ossos zigomáticos, palatinos, nasais, lacrimais e as conchas nasais inferiores. Já os ímpares são apenas três: a mandíbula, o etmoide e o osso vômer.
Processo Maxilar → formará a maxila, o arco zigomático e a porção escamosa do temporal. Processo Mandibular (maior) → formará a mandíbula.