Em definição desses conceitos se apresenta: Oralidade: prática social interativa para fins comunicativos, que se apresenta de variadas formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora; Letramento: processo que envolve as diversas práticas de uso e envolvimento significativos da escrita na sociedade; Fala: forma ...
"A oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob variadas formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora; ela vai desde uma realização mais informal à mais formal nos mais variados contextos de uso.
Oralidade é a prática de uso da língua natural por meio da produção sonora, em diversos gêneros de texto orais, nos mais diferentes contextos e níveis de formalidade.
Os resultados apontam que há pelo menos quatro grandes elementos da oralidade na escrita de gêneros na/ da web: o ritmo acelerado, as ocorrências não lexicalizadas, as tentativas de marcação de sentimentos e as repetições.
Portanto, podemos entender as marcas de oralidade como transcrições de nossas falas cotidianas. Elas são muito comuns em crônicas e contos, por exemplo, onde os autores trabalham diálogos entre os personagens e com o próprio leitor ao longo do texto.
1 Ato ou efeito de expressar. 2 Exteriorização das ideias ou do pensamento por meio de gestos ou palavras: “[…] sabe escrever com facilidade de expressão” ( Z1 ) . 3 Maneira enfática de se pronunciar uma palavra ou uma frase: Usa de muita expressão ao se comunicar.
1 locução, dito, frase, fraseologia, sentença, significante, termo, vocábulo.
Significado de Ei interjeição Forma usada para chamar alguém: ei, você vem sempre aqui? [Regionalismo: Minas Gerais] Demonstra um cumprimento; olá: ei, tudo bem? Etimologia (origem da palavra ei). De origem expressiva; por influência da pronúncia.
A expressão "Chovia a potes" é bem comum em Portugal. É bastante usada quando está chovendo bastante, chovendo muito. Essa expressão assemelha-se com outra bem usual e com o mesmo sentido: "chovia a cântaros" que quer dizer "chovia intensamente".
Resposta. (um som de bufo ou grunhido) usado para expressar dúvida, desdém, desgosto, etc.
Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau. A chuva derretia o papel que ficava com aspecto de mingau.