Segundo Aurélio Ferreira (2005, p. 383), a ética pode ser definida como “O estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. Ou ainda, segundo o mesmo autor, um “Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”.
Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. A posição ética de Sócrates argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante. Esse ponto de vista é chamado de "intelectualismo moral" e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".
Sócrates
Sócrates, Platão e Aristóteles são os pensadores gregos mais estudados e citados no campo da ética. De um modo geral, afirmavam que a conduta do ser humano deveria ser pautada no equilíbrio, a fim de evitar a falta de ética. Pregavam a virtude, a estreiteza moral e outras atitudes voltadas para a ética.
aristotélica
Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.
A ética nasceu na Grécia, embora seus preceitos fossem praticados entre outros povos desde o início da humanidade. ... Foi a partir daí que surgiram discussões que fomentam até hoje reflexões éticas. • Foi com Sócrates que a ética ganhou um olhar mais atento.
A ética surge a partir do modo como se estabelece a relação com esses diferentes tipos de outro. Pode fechar-se ou abrir-se ao outro, pode querer dominar o outro, pode entrar numa aliança com ele, pode negar o outro como alteridade, não o respeitando, mas incorporando-o, submetendo-o ou simplesmente destruindo-o.
Os estudos de ética (tal como a conhecemos hoje, ou seja, um campo do saber filosófico que estuda a moral para então determinar como a sociedade deve agir) surgiram ainda na Antiguidade clássica, precisamente com Aristóteles, em seu livro Ética a Nicômaco.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
A Ética, enquanto ramo do conhecimento, tem por objeto o comportamento humano do interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento, com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da ética.
Resposta: O maior objetivo da ética é a felicidade (sumo bem). Explicação: O bem é o fim buscado para a convivência social e ocorre por meio da virtude.
ser ético é ser conectado, respeitoso e emocionalmente capaz de lidar com pessoas e suas opiniões. Saber ouvir, saber se comunicar e ser ouvido, ou ser ignorado. Saber que o outro é parte de você, e você parte do outro. Pensar no todo ao invés de apenas em si mesmo, dar ênfase ao que realmente importa.
Como ser um profissional ético
Ser cidadão ético é uma referência de dignidade, princípios e valores que se aprende na família, pois ser ético com o próximo, a natureza, animais e instituições é um dever de todo ser humano. Ser ético nada mais é do que agir de forma honesta, proceder bem, sem prejudicar os outros.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético.
10 lições para ser um melhor cidadão brasileiro
Resposta. Sim. Um cidadão não é só aquele que nasceu em uma cidade, ou uma pessoa que vive em determinada cidade, mas sim uma pessoa que respeita a sociedade e que faz coisas em prol da sociedade em que vive como por exemplo: não jogando lixo na rua, ajudando a quem precisa, denunciando algum crime etc...
Ser um cidadão é cumprir as leis, ter respeito mútuo, colaborar com o meio ambiente, ter consciência dos seus atos e agir com participação. Todos nós somos cidadãos, indenpendente da cor, etnia, religião, idade, classe social, sexo, origem, etc.
Para deixar o tema mais didático citamos as seguintes atribuições do cidadão consciente:
Respeitar os outros cidadãos e tratá-los como pessoas que são, respeitar o espaço dos outros cidadãos, respeitar os animais e tratá-los como seres vivos que são, zelar pela minha cidade, meu país e meu mundo como se minha casa fosse (manter limpo, conservar as coisas como elas são, reciclar e tudo o que estiver ao meu ...
7 Maneiras de exercer cidadania