O comércio e a população cresceram, mansões luxuosas foram construídas, indústrias foram instaladas e a eletricidade passou a ser utilizada para iluminar as ruas e fazer funcionar os bondes e as máquinas das indústrias.
As três mudanças provocadas pelo café no Brasil durante o final do século 19 e início do século 20 foram a concentração de capital no Sudeste, o processo de urbanização e a emergência de São Paulo como o estado mais rico do país.
A situação econômica do Brasil no Período Regencial era relativamente frágil, sendo que ela ruralizada e dependia basicamente das exportações; mas positivamente, havia a diversificação. ... Outro elemento que fragilizava a situação econômica do Brasil daquele período era a competitividade internacional.
Atualmente, a economia do Brasil está classificada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) como a nona economia mundial, mas deve cair para a 12º posição no ranking de 2020. ... O PIB encerrou a primeira metade de 2020 com queda de 11,9% e variação de -3,4% no terceiro trimestre.
O cenário econômico no que se refere aos investimentos só terá maior relevância e impacto nos investimentos de médio prazo, ou seja, aqueles cujo retorno será obtido, em média, entre dois e cinco anos.
Preços, trocas, valor, moeda, concorrências, agregados, crescimento, equilíbrio e organização, são mais alguns itens que a ciência econômica se preocupa.
A prática de simular cenários consiste basicamente em partir de um planejamento base já existente e criar diversos modelos derivados deste, onde são alteradas variáveis-chave para o modelo de negócios da empresa. A partir disso, são avaliados os impactos no resultado econômico-financeiro.