EQST

O Que Gesto Gerencial?

O que é gestão gerencial?

O gerencialismo como modelo de gestão pública Segundo Bresser Pereira (1998), a reforma gerencial objetiva aumentar a eficiência e a efetividade dos órgãos e agências do Estado, melhorar a qualidade das decisões estratégicas do governo e sua burocracia e assegurar o caráter democrático da administração pública.

Qual é o tipo de administração pública que sobre o prisma weberiano se caracteriza pela apropriação de recursos estatais por funcionários públicos grupos políticos e segmentos privados?

Na sociologia weberiana o patrimonialismo caracteriza-se como a apropriação de recursos estatais por funcionários públicos, grupos políticos e segmentos privados (Sorj, 2000 apud Oliveira, Oliveira e Santos, 2011).

Que razões foram apontadas para a adoção do modelo burocrático de administração por boa parte das democracias no século XIX?

Patrimonialismo e clientelismo Feedback: Com a democracia sendo adotada em muitos países no mundo no século XIX, a adoção do modelo de administração burocrática foi a escolha tomada para combater o patrimonialismo e o clientelismo presentes nas culturas monárquicas.

O que é a nova Administração Pública?

A Nova Administração Pública A expressão costuma ser utilizada para descrever iniciativas de reforma administrativa ocorridas a partir dos anos 80, as quais tendiam a valorizar o mercado e seus mecanismos econômicos de regulação e que se espalharam rapidamente pelo mundo.

Quais são os princípios da nova gestão pública?

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

O que é NGP?

Em síntese, a NGP, também denominada de administração pública gerencial, consistiu em um amplo movimento que propagava uma série de mudanças deliberadas de estruturas e processos nas organizações do setor público, com o objetivo de obter melhores desempenhos.

Quais foram as principais premissas da primeira fase da nova gestão pública NPM )?

Resposta. Resposta: Organizações voltadas a resultados, foco no desempenho e na performance, flexibilização de organizações e leis trabalhistas, e aumento da descentralização do governo.

Quais são as características da administração pública?

Legalidade - na atividade particular tudo o que não está proibido é permitido; na Administração Pública tudo o que não está permitido é proibido. O administrador está rigidamente preso à lei e sua atuação deve ser confrontada com a lei. Toda atividade da Adm. ...

Como se considera os fundamentos principais da nova gestão pública e a realidade brasileira?

Constituem idéias centrais da Nova Gestão pública um Estado administrativo ao estilo da iniciativa privada; contratos de gestão entre unidades; avaliação de desempenho; ênfase em resultados; redução do poder da burocracia; focalização na eficiência; busca de mecanismos regulatórios; introdução sistemática de conceitos ...

Quais foram as principais premissas da primeira fase da nova gestão pública?

Resposta. Resposta: Organizações voltadas a resultados, foco no desempenho e na performance, flexibilização de organizações e leis trabalhistas, e aumento da descentralização do governo.

O que é administração pública brasileira?

A administração pública no Brasil consiste em órgãos e entidades que desempenham a atividade administrativa do estado. A organização da administração pública brasileira divide-se em administração direta e indireta.

O que é a governança pública?

O Decreto nº 9.

Quais são os princípios da governança pública?

Esses princípios são os pilares norteadores da governança: Transparência (disclosure), Equidade (fairness), Accountability e Compliance. ... Além de responsabilidade, integridade e transparência, os quais são advindos de estratégias, sistemas, políticas e processos estabelecidos.

Qual é o objetivo da política de governança pública?

A política de governança estabelece um conjunto de regras formais que favorece a identificação de necessidades de cidadãos e empresas e contribui para que as políticas públicas necessárias sejam formuladas e implementadas, a partir da melhoria do ambiente institucional em cada órgão e em cada entidade da administração ...

Como compor um órgão de governança no setor público e como ele deve agir para que a governança cumpra o seu propósito?

O objetivo final da governança pública deve ser sempre entregar serviços públicos de excelência para a sociedade....Cada um desses componentes possui práticas a eles atreladas.

  1. Relacionamento com partes interessadas. ...
  2. Estratégia Organizacional. ...
  3. Alinhamento Transorganizacional.

O que é governança direito e orçamento no setor público?

1 A GOVERNANÇA PÚBLICA E O CONTROLE DO ORÇAMENTO A governança nos órgãos públicos envolve toda a estrutura (administrativa, econômica, social, ambiental, legal e outras) colocada em prática, por meio dos sistemas de direção e controle, para alcançar a eficiência e contribuir com a eficácia de sua atuação.

Quais os desafios para a governança pública no Brasil?

Os desafios da governança pública

  • O desafio da ativação do controle social. ...
  • As duas barreiras do controle social. ...
  • A atuação do TCU na ativação do controle social. ...
  • O controle social e a administração gerencial. ...
  • A conexão entre governança e gestão de processos. ...
  • A governança e o escritório de processos.

O que é o setor público não estatal?

De acordo com o Plano Diretor, existe uma forma de propriedade no capitalismo contemporâneo chamada “pública não-estatal”. Ela é constituída pelas “organizações sem fins lucrativos, que não são propriedade de nenhum indivíduo ou grupo e estão orientadas diretamente para o atendimento do interesse público”.

O que é o que é estatal?

Estatal é uma empresa criada por meio de lei, que pertence ao governo e é controlada total ou parcialmente por algum nível governamental — municipal, estadual ou federal. Geralmente, empresas estatais são criadas para administrar recursos estratégicos do país e garantir que a população tenha acesso a eles.