O gerencialismo como modelo de gestão pública Segundo Bresser Pereira (1998), a reforma gerencial objetiva aumentar a eficiência e a efetividade dos órgãos e agências do Estado, melhorar a qualidade das decisões estratégicas do governo e sua burocracia e assegurar o caráter democrático da administração pública.
Na sociologia weberiana o patrimonialismo caracteriza-se como a apropriação de recursos estatais por funcionários públicos, grupos políticos e segmentos privados (Sorj, 2000 apud Oliveira, Oliveira e Santos, 2011).
Patrimonialismo e clientelismo Feedback: Com a democracia sendo adotada em muitos países no mundo no século XIX, a adoção do modelo de administração burocrática foi a escolha tomada para combater o patrimonialismo e o clientelismo presentes nas culturas monárquicas.
A Nova Administração Pública A expressão costuma ser utilizada para descrever iniciativas de reforma administrativa ocorridas a partir dos anos 80, as quais tendiam a valorizar o mercado e seus mecanismos econômicos de regulação e que se espalharam rapidamente pelo mundo.
Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Em síntese, a NGP, também denominada de administração pública gerencial, consistiu em um amplo movimento que propagava uma série de mudanças deliberadas de estruturas e processos nas organizações do setor público, com o objetivo de obter melhores desempenhos.
Resposta. Resposta: Organizações voltadas a resultados, foco no desempenho e na performance, flexibilização de organizações e leis trabalhistas, e aumento da descentralização do governo.
Legalidade - na atividade particular tudo o que não está proibido é permitido; na Administração Pública tudo o que não está permitido é proibido. O administrador está rigidamente preso à lei e sua atuação deve ser confrontada com a lei. Toda atividade da Adm. ...
Constituem idéias centrais da Nova Gestão pública um Estado administrativo ao estilo da iniciativa privada; contratos de gestão entre unidades; avaliação de desempenho; ênfase em resultados; redução do poder da burocracia; focalização na eficiência; busca de mecanismos regulatórios; introdução sistemática de conceitos ...
Resposta. Resposta: Organizações voltadas a resultados, foco no desempenho e na performance, flexibilização de organizações e leis trabalhistas, e aumento da descentralização do governo.
A administração pública no Brasil consiste em órgãos e entidades que desempenham a atividade administrativa do estado. A organização da administração pública brasileira divide-se em administração direta e indireta.
O Decreto nº 9.
Esses princípios são os pilares norteadores da governança: Transparência (disclosure), Equidade (fairness), Accountability e Compliance. ... Além de responsabilidade, integridade e transparência, os quais são advindos de estratégias, sistemas, políticas e processos estabelecidos.
A política de governança estabelece um conjunto de regras formais que favorece a identificação de necessidades de cidadãos e empresas e contribui para que as políticas públicas necessárias sejam formuladas e implementadas, a partir da melhoria do ambiente institucional em cada órgão e em cada entidade da administração ...
O objetivo final da governança pública deve ser sempre entregar serviços públicos de excelência para a sociedade....Cada um desses componentes possui práticas a eles atreladas.
1 A GOVERNANÇA PÚBLICA E O CONTROLE DO ORÇAMENTO A governança nos órgãos públicos envolve toda a estrutura (administrativa, econômica, social, ambiental, legal e outras) colocada em prática, por meio dos sistemas de direção e controle, para alcançar a eficiência e contribuir com a eficácia de sua atuação.
Os desafios da governança pública
De acordo com o Plano Diretor, existe uma forma de propriedade no capitalismo contemporâneo chamada “pública não-estatal”. Ela é constituída pelas “organizações sem fins lucrativos, que não são propriedade de nenhum indivíduo ou grupo e estão orientadas diretamente para o atendimento do interesse público”.
Estatal é uma empresa criada por meio de lei, que pertence ao governo e é controlada total ou parcialmente por algum nível governamental — municipal, estadual ou federal. Geralmente, empresas estatais são criadas para administrar recursos estratégicos do país e garantir que a população tenha acesso a eles.