Esta técnica é utilizada para obtenção de uma imagem radiográfica lateral do crânio para avaliações de cefalometria, onde será realizado um traçado (desenho das estruturas ósseas e dentais) e análise computadorizada (cálculos realizados pelo computador de suas dimensões), para avaliações ortodônticas em geral.
A Telerradiografia Digital é uma radiografia do crânio, onde o paciente é posicionado lateralmente ao cefalostato do aparelho, que avalia as relações dos elementos dentais com os maxilares, e destes com o esqueleto facial.
:: Telerradiografia Lateral É uma radiografia lateral do crânio, na qual o paciente é posicionado em norma lateral com o cefalostato do aparelho, ela avalia as relações dos elementos dentais com os maxilares, e dos maxilares com relação ao esqueleto facial.
A telerradiografia ou radiografia à distância é aquela que se propõem, sem deformação e sem aumento apreciável, fornecer uma imagem radiográfica dos ossos do crânio, da face e das partes moles.
raquítico {m.}
O exame de telerradiografia do tórax permite analisar a região da caixa torácica e o sistema respiratório. Os órgãos que podem ser avaliados no exame são: os pulmões, o coração,o mediastino pleura, e o diafragma.
Esta técnica é principalmente utilizada para ortodontia e cirurgia, pois permite uma avaliação do crescimento e desenvolvimento da maxila e mandíbula em relação a base do crânio, estudo da adenóide, processos patológicos e traumatismos.
A radiografia panorâmica é uma radiografia de técnica extra-bucal e possibilita o exame de ambos os arcos dentários em apenas uma incidência radiográfica. É um exame que tecnicamente não é complexo e a dose de radiação recebida é pequena.
Em uma explicação mais rápida, podemos dizer que trata-se de um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz). ... O raio x periapical é o mais usado quando há a necessidade da realização de radiografar o interior da boca (radiografia intraoral).
A documentação ortodôntica básica é composta por radiografias, fotografias, análises cefalométricas, e modelos de estudo. ... A documentação ortodôntica pode ser impressa, e enviada na pasta ortodôntica ao profissional. Já a documentação ortodôntica digitalizada pode ser enviada em arquivo para o seu ortodontista.
Documentação ortodôntica é um conjunto de exames, incluindo radiografias, que visam ajudar o dentista a analisar casos de ortodontia (aparelho nos dentes).
A documentação ajuda o profissional a identificar cáries escondidas entre os dentes, perda óssea, fratura dentária, maloclusão, entre outras disfunções na boca.
Vai usar aparelho ortodôntico? Saiba quais exames e procedimentos que devem ser feitos antes de começar o tratamento
Como se coloca aparelho ortodôntico?
Esse tipo de exame auxilia o dentista no diagnóstico e no planejamento para o tratamento. Em termos de valores, os exames costumam custar, em média, R$ 300,00.
Como funciona a montagem de aparelho ortodôntico?
No entanto, o período de tratamento dura entre 12 e 24 meses, mas pode durar um pouco menos ou um pouco mais. Para sermos mais precisos, o tempo mínimo é de 8 meses e o tempo máximo que uma pessoa fica com aparelho nos dentes é de 30 meses — em raros casos.
O procedimento de montagem de aparelho ortodôntico geralmente dura uma hora, mas isso também pode variar conforme o formato da boca e dente de cada paciente.
Com o acompanhamento do seu dentista e seguindo alguns passos simples — como evitar alimentos duros, colocar compressa de gelo e aplicar pomada anestésica na área —, é possível diminuir a dor depois da manutenção do aparelho.
Assim como explica a dentista, a novidade do aparelho na boca traz um certo desconforto, principalmente aos lábios e bochechas. “É comum o aparecimento de aftas ou ulcerações logo no início do tratamento quando o aparelho é colado, mas depois estas lesões se tornam menos comum”, destaca Laura.
Você pode colocar um cubo de gelo em sua boca perto do lugar que está doendo mais. Isso vai anestesiar a boca e diminuir eventuais inflamações. Evite alimentos e bebidas ácidos. Por conterem ácido cítrico, eles podem piorar eventuais feridas na sua boca, que são comuns após a colocação do aparelho dentário.
Dor após manutenção do aparelho ortodôntico O normal é que essa dor dure até 5 dias. “Caso se prolongue por mais tempo, é recomendado informar o seu ortodontista para verificar se não há nada fora da normalidade, como força excessiva, por exemplo”, alerta.
Olá! Como você acabou de remover o aparelho provavelmente alguns dentes se acomodaram e podem estar tocando antes de outros. Isso pode gerar uma sensibilidade nele e até a sensação do dente mais mole. Procure seu ortodontista o quanto antes para fazer um ajuste de sua mordida.
Motivo para se preocupar? Alexandre garante que não há motivos para se preocupar. “Apesar de ficarem moles por algum tempo, após a ativação do aparelho ortodôntico os dentes voltam ao normal. Essa mobilidade pode durar alguns dias ou até a próxima consulta.