Por exemplo: 80% do faturamento de uma empresa vem de 20% dos seus clientes ou 80% do seu faturamento é proveniente de 20% do seu mix de produtos. Por meio do diagrama que será apresentado ao final, podemos organizar os problemas por ordem de frequência com que eles acontecem. Depois, basta focar nos primeiros 20%.
O diagrama de dispersão é conhecido como uma das principais ferramentas da qualidade que podem ser utilizadas por uma empresa. ... Esse tipo de diagrama traz números simultâneos das duas variáveis, deixando visível se o que acontece em uma variável causou interferência na outra.
Antes da construção do gráfico, a próxima etapa da aplicação da regra de Pareto 80/20 é calcular a porcentagem que cada problema representa. Para fazer isso, divida o número da frequência com que cada causa acontece pelo valor da soma das frequências de todos os motivos e depois multiplique o resultado por 100.
OBSERVAÇÃO: Porcentagem Acumulada e a soma da frequência da ocorrência mais a frequência da ocorrência anterior. No exemplo utilizado, a frequência da primeira ocorrência era de 35%, somando esse número à frequência da segunda ocorrência (que é de 30%) temos uma frequência acumulada de 65%.