Podemos apontar como principais realizações dos povos sumérios o pioneirismo no desenvolvimento da agricultura, utilização da irrigação e a construção das primeiras cidades de que se tem notícia, resultado de outro avanço, a urbanização.
História Geral. Os sumérios foram um dos primeiros povos a habitar a Mesopotâmia e ficaram conhecidos pelo desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade. Os sumérios ficaram conhecidos como um dos primeiros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia e por desenvolverem as primeiras cidades dessa região.
Grande parte do que conhecemos da arte da Suméria procede das escavações das cidades de Ur e Ekka. O aspecto dominante da arquitetura das grandes cidades era o templo-torre (zigurate). ... Os sumérios trabalhavam bem a pedra e a madeira, e foram pioneiros na utilização de veículos com rodas.
Além disso, com o desenvolvimento da escrita cuneiforme (sistema de cunhagem de caracteres simbólicos em placas de argila), os sumérios conseguiram controlar e registrar de forma melhor o fluxo de excedentes que era produzido nas cidades.
O maior legado deixado pelos sumérios foi o desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade, por volta de 3000 a.C. Essa forma de escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme e era realizada em blocos de argila a partir de um instrumento pontiagudo chamado cunha.
Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. Isso os dava uma grande proteção a ataques de outros povos que viviam nas proximidades dali. ...
Sargão I
Império Acádio
A Suméria foi conquistada pelos reis de língua semítica do Império Acadiano por volta de 2 270 a.C., mas o sumério continuou sendo usado como uma língua sagrada.
A queda dos Sumérios ocorreu por fatores como seca e invasões de outros povos, sobretudo os acádios, que se instalaram na mesma região. ... Os amoritas eram uns desses povos, que mais tarde fundaram o Império Babilônico.
Os acádios se apropriaram da cultura suméria, adotando o seu padrão de religião e exercendo, também, um governo teocrático, sua escrita e seu sistema de agricultura. Eles possuíam a sua própria língua, a língua acadiana, que era um dialeto semita e também era expressado através da criação suméria: a escrita cuneiforme.
A partir de 2200 a.C., os sumérios foram conquistados pelos acádios, um povo que habitava a região central da Mesopotâmia. Assim, houve o surgimento do Império Acádio, que herdou inúmeros elementos da cultura dos sumérios. Esse império deixou de existir por volta de 2000 a.C., com os ataques de gútios e elamitas.
Assim como várias outras civilizações, os sumérios acreditavam que o início do mundo se deu pela separação do deus do céu, An, e de sua contraparte, Ki. Essa divisão foi feita pelo filho do casal Enlil, que no futuro destronaria o pai e se tornaria rei.
Sobre a política dos sumérios podemos afirmar que tratava-se de regimes monárquicos onde o rei detinha poderes absolutos, havendo também a prática da escravidão e grande influência religiosa nas leis e tradições. ... Os reis eram chamados de patésis, sendo também sacerdotes da religião.
A organização social dos Sumérios era por estamento assim como os outros povos que passaram pela Mesopotâmia, lá haviam os privilegiados(Sacerdotes,soldados,etc.) e Não privilegiados(Artesãos,camponeses,etc.) O rei não se encaixa nesses critérios pois ele era absolutista e teocrático.
A estrutura social dos Sumérios organizava-se em torno de grandes cidades, como as cidades de Ur, Kish, Nippur e Uruk. ... As terras em torno das cidades eram tratadas por sistemas de irrigação que funcionavam a partir de rios próximos. Era uma civilização muito evoluída considerando-se as tecnologias disponíveis na época.
A civilização suméria se destacou em várias áreas: organização política (cidades-estado), arquitetura, agricultura, comércio. Os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. ...
Eram um povo do Oriente Médio, provavelmente os primeiros a habitar o Sul da Mesopotâmia. A região foi ocupada em 5.
Resposta. As cidades eram cercadas por muralhas para proteção contra inimigos. Além das zonas residenciais, dos templos e dos templos e dos palácios, as cidades-estado contavam com um porto fluvial, campos de cultivo e pastagens.
Do ponto de vista político, as cidades sumerianas eram completamente independentes entre si. Em cada uma delas, um sacerdote contava com o auxilio de um grupo de anciãos para que as principais decisões políticas fossem afixadas.
O canal artificial Nil ligava Uruk ao rio Eufrates e dividia a cidade em dois distritos: Anu (acima do canal nesta ilustração) e Eanna. 4. O Templo Branco, no topo de um zigurate dedicado ao deus Na, tinha 22 metros de altura e era coberto com uma argamassa que brilhava sob o sol.