Os problemas do campo aditivo e são constituídos de vários tipos de situações. O objetivo é desenvolve sua capacidade de cálculo e utilização das informações necessárias para resolver um problema. Engloba as situações que a posição da incógnita definirá se a operação será de adição ou subtração.
Vergnaud (1990; 1996) define o campo conceitual como um conjunto informal e heterogêneo de problemas, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, entrelaçados durante o processo de aquisição.
As situações didáticas foram selecionadas de modo a permitirem que os unos ampliem o trabalho de exploração com os diferentes significados do campo multiplicativo: proporcionalidade, comparação multiplicativa ou divisão comparativa, combinatória e configuração retangular.
O campo multiplicativo é definido como um conjunto de problemas e situações que envolvem multiplicação ou divisão na sua resolução. O invariante conceitual do raciocínio multiplicativo é, segundo Nunes et al. (2005), a existência de uma relação fixa entre duas variáveis de grandezas (ou quantidades) diferentes.
4º ano do ensino fundamental Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada.
A multiplicação é geralmente introduzida na escola sob o enfoque da adição de parcelas iguais....Uma análise da situação permite concluir que:
Aos 7 anos, a noção de multiplicação começa a ser compreendida e, aos 8 anos, já estão aprendendo as tabelas de multiplicação.
6ª SÉRIE
Regra de três simples
O cálculo da regra de 3 é feito separando-se os valores em duas colunas. Na primeira linha coloca-se o nome das grandezas em cada coluna. Na linha debaixo preenche-se os respectivos valores conhecidos das duas grandezas. Na terceira linha escreve-se o outro valor conhecido e na coluna do valor desconhecido coloca-se x.
Simples. A regra de três simples é um mecanismo da matemática utilizado para resolver problemas que envolvem 2 grandezas que são diretamente ou inversamente proporcionais. Na regra de três simples a descoberta da incógnita se dá a partir do conhecimento de outros três valores que compõem o problema.
Entenda como fazer Regra de Três de qualquer tipo: Simples, Composta, Direta ou Inversa! Aprenda como fazer Regra de Três de uma vez por todas! A Regra de Três é uma ferramenta de cálculo matemático utilizado nos problemas que envolvem razão e proporção.
A regra de três, que provavelmente se originou na China antiga, alcançou a Arábia através da India, onde Brahmagupta e Bháskara a tratavam por essa mesma designação. ... Durante séculos a regra recebeu a mais alta consideração da parte dos mercadores.
A regra de três só pode ser usada quando as grandezas relacionadas forem proporcionais, ou seja, se uma delas aumentar ou diminuir na mesma proporção que a outra. Essas grandezas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.
A regra de três é um processo matemático para a resolução de muitos problemas que envolvem duas ou mais grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Nesse sentido, na regra de três simples, é necessário que três valores sejam apresentados, para que assim, descubra o quarto valor.
A regra de três é muito utilizada na Física e na Química para o cálculo de conversão de grandezas: velocidade, massa, volume, comprimento, área. A regra de três pode ser considerada diretamente proporcional ou inversamente proporcional. Serve para se descobrir um único valor a partir de outros três.
O que é regra de três? Essa técnica é usada para descobrir uma medida de duas grandezas proporcionais quando conhecemos outras três de suas medidas. A regra de três é uma técnica usada para encontrar uma medida quando conhecemos outras três, desde que essas quatro medidas formem uma proporção.
Regra de três simples O passo seguinte é identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. Se as grandezas forem diretas, basta multiplicar os valores em forma de X, cruzando-as. Se as grandezas forem inversamente proporcionais, invertemos os valores para ficarem diretamente proporcional.