São 4 (quatro) passos simples:
Pesquise se a imagem tem direito autoral Para isso, abra o Google Imagens e digite no campo de busca o termo referente à imagem que você deseja procurar. Em seguida, clique no botão “Ferramentas” e em “Direitos de Uso”. Ao fazer isso, aparecerão várias opções de direitos de uso para você escolher.
Agora que você já sabe tudo, vamos te ensinar a encontrar imagens sem restrições no Google, basta seguir os passos:
Como pesquisar imagens livre de direitos autorais no Google
Com as novas funções do Google Imagens, as fotos que possuírem informações de licenciamento fornecidas pelo editor ou criador vão aparecer, na busca, com o selo “Licenciável”, indicando a possibilidade de uso em outras plataformas, caso você siga as orientações do proprietário.
Para identificar qual imagem possui direitos autorais, o Google inseriu um selo na miniatura de cada uma com a palavra "licenciável" ("Licensable"). Ao selecionar alguma imagem que contenha direitos autorais, aparecera as informações da fonte e se houver um link para compra, o site onde o interessado deverá acessar.
Licenciáveis vem do verbo licenciar. O mesmo que: dispensáveis.
Licenças comerciais ou outras: essas imagens têm licenças que não são Creative Commons e podem ser de sites gratuitos ou de sites comerciais que exigem pagamento.
O termo licença comercial é normalmente associado e designado a contratos de licenciamento de uso de software e não só bem como para o funcionamento empresarial. ... As duas restrições mais comuns nas licenças comerciais são: O direito de redistribuição, por exemplo, realizar uma cópia dele e repassá-la para outro usuário.
O Creative Commons é um conjunto de licenças que foram criadas para que se possa compartilhar qualquer tipo de produção intelectual de forma livre e gratuita na Internet.
Licenças Creative Commons: saiba mais sobre isso
00:47: Questão: Quais são os três níveis das licenças Creative Commons? O irrevogável, limitante e intransferível. legível por humanos, legível por máquinas e base jurídica. Olegal, identificável e irrevogável
Se você quiser aplicar uma licença Creative Commons ao seu vídeo, vá para a página do vídeo e clique em Configurações abaixo do player. Clique na aba Distribuição, na seção Seja Descoberto, role para baixo até a seção "Licença Creative Commons", escolha a licença que quiser e salve suas alterações.
Como utilizar o Creative Commons Utilizar as licenças do Creative Commons é simples. O projeto é totalmente isento de fins lucrativos e não há qualquer custo em sua utilização. O interessado em disponibilizar sua obra pode fazê-lo pela Internet, no site do projeto no Brasil, ou no site oficial global).
Rights-managed: funciona por cada uso da imagem e permite a sua utilização por um período específico de tempo, que é determinado por seu autor, que também é responsável por definir algumas outras especificações.
Qual o objetivo principal do Creative Commons? O objetivo principal do projeto é dar aos autores, sejam empresas ou pessoas físicas, ferramentas simples que possibilitam a troca de “todos os direitos reservados” (copyright) para “alguns direitos reservados” (copyleft).
Em vez do usuário procurar o autor ou quem gerencia seus direitos patrimoniais e pedir uma autorização de uso, basta que atenda as exigências que o autor estabeleceu, a exemplo de atribuir-lhe a autoria. Trata-se de um verdadeiro facilitador de distribuição das obras intelectuais no mundo conectado pela Internet.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre sua obra sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais.
Licença livre é toda licença que garante ao receptor de uma obra protegida por direito autoral, as liberdades de utilizar e gozar dos benefícios de seu uso, copiar e distribuir, estudar e modificar, e distribuir modificações daquela obra.
A Lei de Software determinou que o regime de proteção intelectual dado aos criadores de programas de computador seria o mesmo trazido às obras literárias, pela chamada “lei dos direitos autorais” (lei 9.
Atribuição (CC BY) De todas as licenças CC, essa é a mais permissiva. Com ela é possível distribuir, alterar ou mesmo reinventar uma obra comercialmente, desde que a fonte original seja citada.
As licenças Creative Commons são uma forma padrão usada pelos criadores de conteúdo para autorizar que terceiros usem a obra deles. O YouTube permite que os criadores de conteúdo marquem os vídeos com uma licença CC BY da Creative Commons.