Pode-se utilizar a equação abaixo: Em que: I = declividade média da bacia (m/m); D = equidistância entre curvas de nível em m; ABH= área da bacia (m²); CNi = comprimento total das curvas de nível em m. 3.
QUANTO ÀS CARACTERÍSTICAS DE RELEVO DE UMA BACIA, DEFINA TEMPO DE CONCENTRAÇÃO? ... Pois, esta referida bacia apresenta uma maior declividade do terreno, consequentemente terá maior velocidade de escoamento superficial e menor tempo de concentração da água precipitada, permitindo uma maior perspectiva de pico de enchente.
O tempo de concentração podem ser obtidos diretamente nos hidrogramas unitários da bacia hidrográfica. Ele representa o intervalo de tempo entre o fim da precipitação efetiva e o ponto de inflexão do hidrograma unitário.
A delimitação da bacia hidrográfica inicia a partir do exutório, conectando os pontos mais elevados, tendo por base as curvas de nível. O limite da bacia circunda o curso d'água e as nascentes de seus tributários.
A principal finalidade de delimitação de uma bacia hidrográfica é a de total precaução para que, a força da água, tanto numa chuva como não, para suportar a tamanha força que ela faz para vazar daquele lugar, mas é claro que sempre fazem uma sobra para que se, caso haja uma chuva forte, não começar a ir para os lugares ...
Outra forma de se delimitar sub-bacias é seguir as linhas de cristas das elevações circundantes da seção do curso d'água em estudo, associando-se à hierarquia de drenagem.
Clique com o botão direito do mouse em qualquer área em branco da área da barra de ferramentas, logo abaixo da barra de menus, e habilite a opção GRASS. Aparecerá na interface do QGIS a barra de ferramentas selecionada, do GRASS. Perceba que a maioria dos ícones estão desabilitados.
Carregue os dados no projeto do QGIS. Para ativar o GRASS 7, clique no menu Complementos – Gerenciar e Instalar Complementos. Marque o GRASS 7 na categoria de complementos instalados (não é necessário instalação). A partir de agora, você terá acesso ao Painel GRASS.
Compartilhe! As bacias hidrográficas separam-se e distinguem-se umas das outras pelos divisores de água, que são partes mais altas do relevo para onde escoam as águas superficiais.
As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d'água, abastecendo-o. As formas do relevo levam cursos de água menores, como riachos, córregos e rios pequenos, a abastecerem os rios maiores. ...