Polímeros naturais: são aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros.
Os polímeros podem ser identificados por meio de diversas técnicas, desde testes mais simples como teste de chama e mesmo análise visual e sensitiva como por meio de técnicas mais sofisticadas como por espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear e por meio de difração de raio-X.
Os surfactantes agem reduzindo a tensão superficial substancialmente, orientando sua parte hidrofílica para a fase aquosa e a sua parte hidrofóbica na direção contrária a esta fase e podem ser classificados de acordo com as cabeças hidrofílicas em aniônicos, catiônicos, não-iônicos ou anfóteros.
Noções básicas de surfactante Se o grupo principal não tiver carga, o surfactante é chamado de não iônico. Se o grupo principal tiver carga negativa ou positiva, é denominado aniônico ou catiônico, respectivamente. Se contiver grupos positivos e negativos, o surfactante é denominado zwitteriônico.
Sua síntese ocorre através da polimerização da glicose, produto da fotossíntese. Tal trabalho é realizado pela enzima amido sintetase. Este evento se processa nas organelas chamadas plastídeos, cromoplastos das folhas e amiloplastos dos órgãos de reserva.