O principal sintoma é a dor, que normalmente é descrita como aguda, ou seja, ocorre súbita e intensamente. No geral, essa dor piora à noite. A ruptura também pode ser acompanhada de um estalido audível no ombro. Como os tendões são responsáveis por transmitir a movimentação dos músculos aos ossos, o ombro perde força.
A cirurgia de reparo do manguito rotador pode ser realizada por meio da artroscopia e instrumentais especiais, que permitem que todo o procedimento seja feito por pequenas incisões na pele. O princípio da cirurgia é realizar a sutura dos tendões no osso, para permitir a sua cicatrização.
O manguito rotador é o grupo de músculos e tendões que se inserem (prendem) na região proximal do úmero (osso do braço). É formado por 4 músculos do ombro: o subscapular, o supraespinhal, o infraespinhal e o redondo menor.
O manguito rotador (MR) é formado por quatro músculos que se originam na escápula e se inserem nos tubérculos do úmero (supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular). Seus tendões tornam-se confluentes entre si e a cápsula articular quando se aproximam de suas inserções.
CID 10 M75. 1 Síndrome do manguito rotador – Doenças CID-10.
M65 - Sinovite e tenossinovite