“Os ingredientes ativos, como o próprio nome já diz, são aquelas substâncias adicionadas às fórmulas dos produtos cosméticos para agir de alguma forma sobre a pele, satisfazendo uma certa necessidade do tecido cutâneo, seja hidratação, ação antienvelhecimento, calmante, entre diversas outras.
Alguns ativos hidratantes conhecidos são: aminoácidos, ceramidas, ácido hialurônico, uréia, glicerina, colesterol, ácidos graxos, entre outros.
O PCA-NA é um composto hidratante que aumenta a suavidade, a maciez e a elasticidade da pele. Não é pegajoso ao toque e tem capacidade de retenção de umidade, contribuindo para a maciez da pele. ... O mecanismo de ação do PCA-NA é que ele regula, com o auxílio de lactatos, a perda de água através da pele.
Queratolíticos são substâncias que dissolvem ou destroem a camada córnea da pele. São usados no tratamento para eliminar as verrugas e outras lesões em que a epiderme produz excesso de pele.
Ingredientes cosméticos que não devem ser combinados e mitos
A primeira é que misturar dois ácidos na pele pode provocar uma interação entre eles, fazendo com que percam o efeito. Ou seja, seria um desperdício usá-los juntos. Além disso, mesmo nos produtos que apresentam baixas concentrações, os ácidos são substâncias fortes - por isso, os efeitos são tão bons.
O mesmo vale para o ácido azelaico, que deve ser usado duas vezes ao dia”, explicou a dermatologista - sempre, seguindo de filtro solar. Ácidos com potencial irritativo, como o ácido retinóico e o ácido glicólico, devem ser usados, de preferência, à noite.