O classicismo iniciou-se em Portugal, em 1527. ... O Classicismo foi um movimento cultural ocorrido no Renascimento (séculos XV e XVI). Como o próprio nome sugere, o Renascimento foi um período de renovação, momento de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
O Renascimento, aliado ao cientificismo e ao humanismo vigentes, consagraram novas formas de ver o mundo. Assim, o antropocentrismo, ou seja o homem como centro do mundo, foi substituído pelo teocentrismo medieval, onde Deus estava no centro do Universo, e a vida das pessoas giravam em torno da religião.
O antropocentrismo é uma forma de pensamento que coloca o ser humano como uma essência diferente de todas as demais coisas no mundo, sendo também a mais importante. Assim, do grego, “antropo” significa Homem, e “centrismo” ou “kentron” mostra como a humanidade é colocada no centro de tudo conforme essa ideia.
O pensamento teocêntrico coloca Deus no centro de todas as coisas. Já o pensamento antropocêntrico coloca o homem no centro. O pensamento teocêntrico que Deus é o centro do Universo, sendo o ser superior e criador de todas as coisas.
Martinho Lutero
Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.