Algumas enzimas envol- vidas no amadurecimento de frutos, como a ficina (figo), a papaína (mamão) e a bromelina (abacaxi), podem ser extraídas em grandes quantidades e representam por isso uma significativa importância econômica.
As enzimas pécticas têm ação sobre pectinas, tanto na degradação da cadeia poligalacturônica (poliga- lacturonase) como na desmetoxilação dos compostos (pectinametilesterase) e, entre outras aplicações, essas enzi- mas são empregadas na clarificação de sucos de frutas.
Quase todas as reações do metabolismo celular são catalisadas por enzimas. Um exemplo da atividade das enzimas ocorre no processo de digestão. Graças à ação das enzimas digestivas, as moléculas dos alimentos são quebradas em substâncias mais simples.
Biozym L | Enzima Pectolítica. Favorecimento de reações químicas que transformam substâncias orgânicas (pectinas) degradando-as e agindo favoravelmente na extração e clarificação do mosto.
A catalase é responsável pela produção de água e oxigênio, que são duas substâncias importantes para a vida e que não provocam nenhum mal para o organismo. A catalase anula a ação tóxica do peróxido de hidrogênio e ainda promove o equilíbrio de sua produção no organismo, quando a decomposição está em execução.
A catalase é uma enzima produzida por quase todos os organismos vivos. Ela é responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio. A catalase é encontrada na organela peroxissomos, presente em células animais e vegetais.
Os vacúolos são estruturas saculiformes que desempenham variadas funções, tais como armazenamento de substâncias, digestão e controle osmótico. Os vacúolos são estruturas saculiformes que apresentam diversas funções e são encontradas em diferentes tipos de células.
Os centríolos são organelas citoplasmáticas comuns nas células eucariontes. Possuem estruturas de organização bem simples, mas indispensáveis ao funcionamento de uma célula. Os centríolos são organelas citoplasmáticas comuns nas células eucariontes.