30 anos
Não há uma unanimidade sobre o dia 13 de novembro de 2019 ser a data final para reivindicar mudança na correção do FGTS entre 1999 a 2013. "Há controvérsia no entendimento do STJ [Superior Tribunal de Justiça] e do Supremo [Supremo Tribunal Federal] sobre esse prazo.
Tem direito a correção do saldo do FGTS entre os anos de 1999 a 2013 todo o trabalhador que possuía saldo na conta seja ele aposentado ou não. Para ter direito a revisão é necessário entrar com uma ação judicial.
Quem terá direito à revisão do FGTS?
Quem tem direito a Ação de Revisão do FGTS Trabalhadores intermitentes (Lei nº – Reforma Trabalhista); Trabalhadores temporários; Trabalhadores avulsos; Safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita);
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência.
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.
Entendendo o saque-aniversário O saque-aniversário não é de todo o saldo da conta, mas de um percentual, que varia conforme o valor disponível: contas com até R$ 500 terão 50% do saldo liberado para saque; quanto maior o valor na conta, menor o percentual que o trabalhador poderá sacar ao ano.
Abaixo, confira o calendário de pagamento do saque-aniversário do FGTS em 2021. Caso o trabalhador opte pelo saque-aniversário e não saque o benefício no período correto – entre o mês de seu nascimento e os dois meses seguintes –, o dinheiro volta automaticamente para o fundo de garantia do trabalhador.
A resposta é sim! Serão cobrados 0,99% de juros ao mês pela linha de crédito e será possível adiantar até três parcelas. A partir de agora, trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) podem antecipar até três anos do valor.
Posso cancelar a minha opção pelo saque-aniversário a qualquer hora? Sim, porém a alteração na sistemática de saque só será efetivada 2 anos após a solicitação.
Em vigor desde o dia 1º de abril de 2020, terão direito ao saque-aniversário quem possuir contas ativas (emprego atual) ou inativas (empregos antigos). o Saque pode ser feito anualmente, no mês de aniversário do beneficiário. Quem aderiu ao saque poderá retirar uma porcentagem do valor do Fundo.
Quem tem direito a receber o abono PIS/Pasep? Quem trabalhou de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de 2019; ... Quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; Também é preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo.