As tonsilas palatinas, antigamente chamada de amígdalas, são estruturas formadas por uma massa de tecido linfoide, localizadas em ambos os lados da garganta.
Publicado em: Fazem parte do sistema imunológico, assim como as amídalas (tonsilas palatinas), e produzem anticorpos. ... Também conhecidas como carne esponjosa, ajudam na defesa do organismo contra a invasão de agentes estranhos.
Nos linfonodos, encontramos diferentes células, tais como linfócitos B, plasmócitos, macrófagos, células reticulares e células foliculares dendríticas. Os plasmócitos, normalmente, encontram-se em maior número na medula, se comparados com a quantidade em que se apresentam na região cortical.
Os principais grupos de linfonodos estão na axila, virilha, pescoço, perna e em outras regiões mais profundas do corpo.
As áreas mais comuns em que os linfonodos aumentam de tamanho são: pescoço, virilha e axilas. O aumento de tamanho de um linfonodo geralmente é causado por condições, como infecções, determinados medicamentos e doenças do sistema imunológico.
No total, existem cerca de 400 gânglios no corpo, sendo 160 encontrados apenas na região do pescoço. Agora que foi possível compreender as características e principais funções dos linfonodos, é hora de conhecer os outros órgãos que fazem parte do sistema em que ele está inserido.
Quando ficamos doentes, é comum que os linfonodos aumentem de tamanho, formando as popularmente conhecidas ínguas. Esse inchaço ocorre em virtude de: a) um aumento de linfa no interior dos linfonodos. b) um aumento da quantidade de hemácias no interior do linfonodo.
Tome um banho. A drenagem linfática ajudar a eliminar as toxinas do corpo e aliviar pontos de tensão para desobstruir a linfa (líquido que circula nos vasos linfáticos). Por isso, é melhor fazer a massagem após o banho, pois a água morna promove vasodilatação.
Portanto, ao usar o aparelho, faça movimentos circulares nas coxas e abdômen, espalhando um pouco do produto suavemente. Procure realizar esse processo pelo menos duas vezes na semana. Ajuda muito!১৪ মে, ২০১৮
2. COMO É FEITA A DRENAGEM LINFÁTICA NESTES CASOS? É feita com massagens sobre toda a área operada, e em pontos que ativam os gânglios linfáticos, levando a linfa até eles, facilitando assim o escoamento deste líquido. No início elas são bem suaves e não há dor durante a sessão.