Resposta: os membros do movimento iluminista foram os principais responsáveis valorização da ciência, alem de produzirem obras que serviriam como base para a ciência que conhecemos hoje, dividiram a química da alquimia e desenvolveram a física e a biologia humana.
O laicismo no ensino Nesse sentido, os pensadores iluministas propunham um tipo diferente de educação, que colocasse a razão e a capacidade de pensar como valores fundamentais. Logo, a racionalidade seria a grande luz a combater as trevas do obscurantismo da igreja católica (SCHMIDT, 1996).
Assim, a Inconfidência Mineira de 1789, a Conjuração Fluminense de 1794, a Revolta dos Alfaiates de 1798 na Bahia e a Revolução Pernambucana de 1817 se constituíram nos principais movimentos políticos influenciados pelos ideais iluministas e que culminaram na Independência proclamada em 1822.
Inconfidência Mineira - Movimento foi resposta ao excesso de impostos. A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi a conspiração de uma pequena elite de Vila Rica - atual Ouro Preto (MG) -, ocorrida em 1789, contra o domínio português. ... O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama.
Resposta. Os líderes da inconfidência Mineira se inspiraram nos ideais de liberdade do iluminismo, sendo que através desses ideais os inconfidentes visavam acabar com os abusos da metrópole e tentar livrar o Brasil do domínio português e assim conquistar a independência do Brasil.
Conjuração baiana e a Revolução francesa são frito de ideias iluministas. A correte iluminista inspirou ambos acontecimentos, o iluminismo pregava a liberdade e igualdade. Na conjuração baiana os revoltosos pregavam a *libertação dos escravos, a instauração de um governo *igualitário da *liberdade de comércio.
Como podemos perceber, o iluminismo não ficou restrito à França e se expandiu não só pela Europa, mas chegou à América, se tornando uma das principais influências da Independência dos EUA e de outros movimentos emancipacionistas do continente americano como a Inconfidência Mineira.
A revolta foi baseada nos ideais do Iluminismo, através do conhecimento da independência dos Estados Unidos das 13 colônias inglesas na América do Norte, que apoiadas nas idéias iluministas não só romperam com a metrópole, mas criaram uma nação soberana, republicana e federativa.
Resposta. O iluminismo e a Independência dos EUA, além de outros processos históricos como a Revolução Francesa. ... Além do Iluminismo, outro processo histórico causou impacto entre os habitantes cultos de Minas Gerais e outros colônias, a independência dos Estados Unidos.
“A Inconfidência foi influenciada pela Revolução Francesa” Tiradentes só foi morto em 21 de abril de 1792, depois de um logo processo conhecido como Devassa. ... Mas a Inconfidência teve sim um grande movimento que a influenciou: a Revolução Americana, que culminou na independência dos Estados Unidos em 1776.
A independência dos Estados Unidos decorreu da influência de ideais iluministas e da insatisfação colonial com o aumento da exploração metropolitana. Esse processo de independência foi amplamente influenciado pelos ideais iluministas difundidos na época. ...
Alguns dos líderes da Revolução Americana foram influenciados pelas idéias iluministas que são a liberdade de expressão, a igualdade, a liberdade de imprensa e a tolerância religiosa. Os colonos americanos não tinham esses direitos, em consequência, eles se rebelaram contra a Inglaterra pela independência.
Os movimentos pela emancipação política e pela ruptura do pacto colonial junto com o regime republicano, baseado no pensamento iluminista, exerceu uma enorme influência sobre a aristocracia “criolla” da América Espanhola.