Giro é uma saliência do córtex cerebral. É geralmente cercado por um ou mais sulcos.
O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro.
Sulcos e Giros: A existência dos sulcos permite considerável aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois terços da área ocupada pelo córtex cerebral estão “escondidos” nos sulcos. Em qualquer hemisfério, os dois sulcos mais importantes são o sulco lateral e o sulco central.
Bem, o cérebro é formado por várias "dobras" ou depressões que delimitam os giros ou circunvoluções da superfície cerebral, tais depressões denominamos de sulcos e que existem devido ao tamanho da superfície do cérebro humano que é bastante especializado e desenvolvido! ...
A dilatação do sistema ventricular cerebral- identificada através de métodos de neuroimagem estrutural -Tomografia Computorizada (TC) ou de Ressonância Magnética Nuclear (RMN)- representa um dos achados mais consistentes associados à esquizofrenia.
O sistema ventricular é uma rede de cavidades preenchidas com líquido cefalorraquidiano (ventrículos) dentro do cérebro. Existem quatro ventrículos: Dois ventrículos laterais dentro dos lobos do cérebro. Terceiro ventrículo encontrado entre os tálamos.
Resposta. No cérebro, a sua função é a proteção do cérebro, fornecendo amortecimento. O fluido cerebrospinal produzido no ato dos ventrículos como a almofada para minimizar o impacto de qualquer tipo de trauma na cabeça.
Cada ventrículo lateral é constituído por cinco partes: corno frontal, corno occipital, corno temporal, parte central e o átrio. Geralmente o ventrículo lateral esquerdo é maior que o direito.
O sistema ventricular contém quatro ventrículos: