Usar a razão é pender a decisão para o dever", esclarece o psicólogo Marcelo Quirino. No outro extremo, pessoas extremamente racionais muitas vezes acabam limitando suas ações em função do medo.
A razão para os iluministas era o seu principal objetivo, pois queriam eles trocar o modo de pensar (dado no tempo medieval), ou seja, de que tudo se resolvia pela fé, pela razão. Pois acreditavam eles que a razão os ajudava a absorver conhecimento.
um movimento filosófico e intelectual de valorização da razão, da liberdade e da autonomia, restrito ao século XVIII. ... uma experiência intelectual racional e emancipadora, de origem europeia, porém passível de universalização.
A luz que nos faz compreender, que nos traz conhecimento: é a luz da razão, ou seja, da capacidade humana de pensar. ... A RAZÃO APLICADA AO PROGRESSO = Usar a razão proporciona o PROGRESSO. Ou seja, os iluministas acreditavam que se os homens fossem racionais, a sociedade conheceria o progresso material e institucional.
A importância da Enciclopédia para o movimento Iluminista se deu por permitir que qualquer pessoa que soubesse ler tivesse acesso a conhecimentos culturais, científicos e filosóficos. Além disso, teve grande influência na Revolução Francesa e na Independência dos Estados Unidos.
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.