Sílaba e padrões silábicos. Numa perspectiva tradicional, a sílaba é definida como uma unidade de organização rítmica da fala, envolvendo o agrupamento de sons em torno de uma vogal, emitido num único movimento expiratório.
Relativo às sílabas. ... Diz-se da escrita em que cada sílaba é representada por um sinal. 3. Diz-se do verso cuja medida é determinada pelo número e não pela quantidade das sílabas.
3) Sobre a consciência fonológica é correto afirmar que ela envolve o reconhecimento pela criança de que as palavras são formadas por diferentes sons, que podem ou não ser manipulados, abrangendo não só a capacidade de reflexão, mas também a de oração com fonemas, sílabas, rimas e aliterações.
– Noção de rima (capacidade de identificar rimas); ... – Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas); – Consciência fonémica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. ... Esta habilidade se desenvolve gradualmente à medida que a criança experiência processos em que a rima é evidenciada e se observa partes das palavras dividindo em fonemas.