Brigar por justiça e por respeito. De algum antepassado da cor. Brigar, brigar, brigar. A carne mais barata do mercado é a carne negra.
Afinal a carne para churrasco deve ser suculenta e macia, e a Fraldinha além de tudo ainda é uma das peças com melhor custo-benefício.
6 dicas para fazer um churrasco bom e barato
Não gaste dinheiro à toa: conheça as piores carnes para o...
acém
Salpicar sal grosso na carne antes de colocá-la na grelha fará com que seu sabor não fique tão forte quanto salgar tempo antes, existe uma técnica em que você sela a carne dos dois lados, salga e deixa desidratar por uns 5 minutos. Nesse passo 2 a carne ficará suculenta também.
maminha
Escolher o melhor corte de carne vermelha é decisivo para o sucesso de qualquer churrasco. ... “Ambos são cortes do traseiro do boi, mas enquanto a fraldinha possui uma camada maior de gordura, a maminha - retirada da alcatra - é um pouco mais magra e mais macia”, comenta a especialista em churrasco .
A COSTELA RIPA exige um tempo de cozimento maior para amaciar suas fibras e é geralmente utilizada para churrasco ou cozida com legumes. A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé.
Tanto a Costela Ripa quanto a Ponta de Agulha são excelentes. As duas devem ir para a brasa com o lado do osso virado para baixo. A Costela Ripa é parte de cima do boi junto ao dorso (parte superior da caixa torácica) , tem ossos maiores e mais largos e estão todos na transversal. A carne um pouco mais seca.
Cubra a carne com sal grosso e deixe 20 minutos agindo. Tire o excesso de sal da carne, cubra a peça com papel alumínio e coloque-a em uma assadeira, com o osso para baixo. Leve ao forno a 180°C por 3h30. Tire o papel alumínio e volte ao forno por 10 minutos.
Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!
4) Uma costela de janela de aproximadamente 8kg deve ser posicionada a 60 cm da brasa, com os ossos virados para baixo e a gordura para cima. 5) Quando a carne começar a destacar do osso, é o momento de virar a peça. Esse processo demora cerca de 5 a 6 horas. Após virar, aguarde mais 2 horas aproximadamente.
O grande segredo do churrasco de costela é a paciência, ela deve ser assada em fogo médio, na parte mais alta da sua churrasqueira. Comece com a parte dos ossos virada para baixo e deixe por aproximadamente 4 a 5 horas.
Tire a costela do fogo e coloque todo o carvão. Depois que ele pegar, volte a costela ao fogo, com o osso para cima, para dourar a outra parte. Deixe assar e volte a virar para aquecer o osso novamente. Passadas as 12 horas, a carne desfia.
Para assar a costela você vai usar, aproximadamente, meio metro cúbico de lenha. Durante as 6 horas de fogo você deve dosar a lenha para ter um fogo uniforme e contínulo. Quando a carne já estiver 3 horas no fogo, coloque lenha ao redor de toda a carne. Durante este período não precisa mexer na carne.
Com o forno pré-aquecido em temperatura alta, coloque a sua carne e deixe mais ou menos uma hora e meia com o papel alumíninio. Quando der esse tempo retire o papel alumínio e observe, se estiver secando a água coloque um pouco. Você vai deixar de 3 a 4 horas no fogo ou até perceber quando estiver molinha.
Para a Costela: